Planetário de Marinha reabre ao público com novo sistema de projecção

O Planetário de Marinha, anteriormente conhecido como Planetário Calouste Gulbenkian, reabre as portas ao público esta quinta-feira dia 18 de Novembro com um novo sistema de projecção, que permite “uma experiência imersiva e de 360º única em Portugal”.

Explica uma nota de imprensa da Marinha Portuguesa que o novo conceito do Planetário dispõe de um sistema de projecção híbrido. Esta nova arquitectura é constituída por uma projecção óptica, assegurada pela continuidade do Universarium e por um sistema de projecção digital fulldome, da Zeiss.

A projecção digital fulldome é constituída por 8 projectores LED Velvet, que corresponde a uma configuração de 8 canais de imagens projectados sectorialmente na cúpula, proporcionando uma imagem completa sem quaisquer vestígios de separação.

Conteúdos mais amplos

Apesar de a astronomia continuar a ser o tema principal, agora o Planetário de Marinha, com o sistema de projecção fulldome, está capacitado para proporcionar ao visitante espectáculos e apresentações, nas quais poderá exibir conteúdos de outras áreas como as ciências da vida, o desporto, a história ou mesmo espectáculos música.

“O ano de 2021 marca a história do planetário, pelo início de um novo modo de viajar pelo Universo e de abordar outros temas”, acrescenta a mesma nota.

O Planetário de Marinha, inaugurado em 20 de Julho de 1965, é actualmente o segundo maior da Europa com o mais avançado sistema digital existente.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

“A Gula” celebra Torricado nos restaurantes do concelho de Azambuja até 31 de Outubro

Partilhar              O Município de Azambuja volta a promover, de 1 a 31 de Outubro de 2025, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.