Início / Agricultura / Peste Suína Africana detectada em suínos domésticos na Grécia

Peste Suína Africana detectada em suínos domésticos na Grécia

As autoridades gregas notificaram, no passado dia 5 de Fevereiro, um foco de Peste Suína Africana em suínos domésticos, numa exploração caseira com 32 suínos localizada no Município de Serres.

A notificação realizada através do sistema de notificação de doenças da União Europeia (ADNS) confirmou Peste Suína Africana (PSA) num suíno de engorda que morreu naquela exploração.

Segundo o Ministério da Agricultura grego, o caso foi confirmado na quarta-feira pelo laboratório nacional de referência para doenças virológicas em Atenas, que analisou os tecidos do porco infectado.

Proibições

As autoridades activaram imediatamente o protocolo previsto para esses casos, que contempla a proibição absoluta de saída de animais vivos, carne, sémen, óvulos e embriões de porco daquela região.

Os produtos derivados de porco, alimentos para animais, ferramentas ou resíduos também não podem sair daquela região se não tiverem permissão do centro local de prevenção de doenças.

DGAV atenta

Face a este novo agravamento da situação epidemiológica da PSA na União Europeia, uma vez que se trata do primeiro foco de Peste Suína Africana em suínos domésticos na Grécia, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária vem reforçar a importância do cumprimento das medidas preventivas (consultar Portal DGAV) , nomeadamente a biossegurança nas explorações, nos transporte e durante a actividade cinegética.

A DGAV lembra a obrigação de notificar qualquer ocorrência ou suspeita de Peste Suína Africana, bem como aumentos anormais na mortalidade nas populações de javalis (art.º 3.º do Decreto-lei n.º 267/2003 de 25 de Outubro) aos serviços regionais e locais da DGAV (os contactos dos serviços, os nomes, telefones e endereços electrónicos estão disponíveis aqui).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.