Início / Agricultura / Perspectivas para 2024-35. UE vai continuar auto-suficiente na maioria dos produtos agroalimentares

Perspectivas para 2024-35. UE vai continuar auto-suficiente na maioria dos produtos agroalimentares

As perspectivas da União Europeia (UE) para 2024-35 mostram um sector agrícola resiliente que se adapta às alterações climáticas, às preocupações de sustentabilidade e a uma mudança na procura dos consumidores, continuando a União a ser um exportador líquido de produtos agroalimentares e auto-suficiente na maioria dos produtos.

Segundo o último relatório sobre as Perspectivas Agrícolas a Médio Prazo da UE, até 2035, publicado pela Comissão Europeia, por ocasião das Jornadas Agroalimentares da UE, o sector agrícola da UE “deve continuar a ser um exportador líquido de produtos agroalimentares e contribuir para a segurança alimentar global, adaptando-se simultaneamente a desafios como as alterações climáticas e as novas exigências dos consumidores a nível mundial”.

O relatório mostra que a UE continua a ser um exportador líquido de produtos agroalimentares e auto-suficiente na maioria dos produtos. A área dedicada às culturas permanentes deverá aumentar, enquanto os prados permanentes e pousios poderão permanecer estáveis. Prevê-se que a produção de cereais e sementes oleaginosas aumente até 2035, impulsionada por desenvolvimentos positivos na agricultura de precisão, na digitalização e na melhoria da saúde do solo, compensando as alterações climáticas, na redução da disponibilidade e na acessibilidade dos factores de produção agrícolas.

O relatório também examina os impactos climáticos e ambientais para a agricultura da UE, com base em projecções de mercado para 2035. Os resultados mostram uma melhoria em todos os indicadores ambientais e climáticos incluídos na análise, com uma previsão de reduções nas emissões de gases com efeito de estufa, nas emissões de amoníaco e no excesso de azoto.

Pode ler o relatório completo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Comissão prevê queda na produção de carne de bovino e suíno até 2035 “devido a preocupações de sustentabilidade”

Partilhar              As perspectivas da União Europeia (UE) para 2024-35 apontam para a diminuição da produção de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.