Início / Agenda / Perito canadiano em incêndios rurais vem a Portugal participar em workshop

Perito canadiano em incêndios rurais vem a Portugal participar em workshop

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) recebe, na próxima terça-feira, dia 6 de Março, às 10h30. o perito canadiano Kelvin Hirsch para liderar o workshop “Gestão e Governança de Incêndios Rurais”.

O workshop vai focar-se nas preocupações estratégicas na gestão e governança dos incêndios rurais, tendo em conta a situação e a abordagem adoptada pelo Canadá. É, nesse sentido, que a discussão vai abranger as políticas de gestão dos incêndios rurais e respectivas instituições a operar nesse âmbito no Canadá, realça fonte da organização.

Alguns elementos chave de sucesso do sistema canadiano, tais como a estratégia para os incêndios rurais ou o Centro Interagência para os Incêndios Florestais, vão também ser tidos como exemplo nesta discussão.

Laboratório Colaborativo ForestWISE

Este workshop surge no âmbito das actividades de lançamento do Laboratório Colaborativo ForestWISE e é promovido pela Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais com o apoio da Embaixada do Canadá e do INESC TEC.

“Esta é uma oportunidade para conhecermos as melhores práticas internacionais, beneficiar do olhar de um dos melhores peritos internacionais nesta área sobre a nossa realidade e discutir com ele em detalhe as especificidades dos desafios e oportunidades e as acções a colocar no terreno, nesta área tão crítica para o nosso país”, explica João Claro, administrador do INESC TEC e docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Kelvin Hirsch

Kelvin Hirsch tem liderado uma equipa técnica e científica alargada no Programa de Investigação em Alterações Climáticas do Northern Forestry Centre, é coordenador do projecto de adaptação às alterações climáticas dos Serviços Florestais do Canadá, é líder do grupo técnico consultivo da task force das alterações climáticas do Conselho Canadiano de Ministros da Floresta e esteve na génese da criação do programa FireSmart e do desenvolvimento da estratégia de incêndios florestais no Canadá.

O ForestWISE – Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo – é um dos seis CoLAB (Laboratórios Colaborativos) criados recentemente pelo Governo português na sequência dos problemas que Portugal tem enfrentado no desenvolvimento e gestão das áreas rurais, agravados pelas alterações climáticas, com graves consequências ao nível dos fogos rurais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Volume de capturas de pescado em Portugal diminui 29% em Abril de 2022

Partilhar              O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 29% em Abril de 2022 (-31,3% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.