Início / Agricultura / Pequeno agricultor? Quer comprar fitofarmacêuticos? Saiba os disponíveis sem cartão de aplicador

Pequeno agricultor? Quer comprar fitofarmacêuticos? Saiba os disponíveis sem cartão de aplicador

O agriculturaemar.com tem sido contactado por centenas de pequenos agricultores, sem cartão de aplicador de fitossanitários. Por isso, uma vez que queremos ser uma ferramenta de trabalho do mundo rural e da economia do mar, aqui deixamos a lista de Lista de Produtos fitofarmacêuticos autorizados para uso não profissional, divulgados pela DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Neste guia estão incluídos todos os produtos fitofarmacêuticos para uso não profissional com uma autorização de venda, concedida pela DGAV, condição indispensável para que estes produtos possam ser comercializados e utilizados no território nacional.

Em Portugal, a colocação de produtos fitofarmacêuticos no mercado, tal como acontece nos restantes Estados-membros da União Europeia (UE) e em outros países desenvolvidos, é precedida, de uma avaliação técnico-científica que inclui a avaliação de risco para o homem, na qualidade de aplicador e consumidor de produtos agrícolas tratados, para os animais, para o ambiente e espécies não visadas, sendo, apenas, concedida autorização de colocação no mercado aos produtos que, em resultado da referida avaliação, e quando utilizados de acordo com as orientações dos rótulos, não tenham efeitos prejudiciais na saúde humana e animal e não exerçam qualquer influência inaceitável no ambiente, e desde que naturalmente, tenham demonstrado eficácia satisfatória para as utilizações propostas, explica a DGAV.

A lista

A “Lista de produtos fitofarmacêuticos autorizados para uso não profissional”, inclui os produtos que em 1 de Janeiro de 2015 dispunham de uma autorização para a sua colocação no mercado, a qual abrange cerca de 30 produtos fitofarmacêuticos (excluindo os que se encontram em esgotamento de existências) com base em 21 substâncias activas.

A Lista é, fundamentalmente, um instrumento de informação e consulta sobre o mercado, não tendo como objectivo incluir informação técnica exaustiva sobre as características ou condições de uso dos produtos. Para este objectivo devem ser consultadas as restantes fontes de informação disponíveis no sítio oficial de Internet da DGAV (aqui).

 

Fitofarmacêuticos na DGAV

Pode consultar o documento completo aqui.

Tudo sobre fitofarmacêuticos aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PAN defende renaturalização e interdição da caça no Parque Natural da Serra da Estrela

Partilhar              A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, entregou na Assembleia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.