O Plano Estratégico da Política Agrícola Comum do Continente (PEPAC do Continente) tem uma dotação orçamental de 10,9 milhões de euros para o prémio de instalação de jovens agricultores. As candidaturas estão abertas até 4 de Setembro de 2025.
Segundo o Aviso de Abertura de Candidaturas à Intervenção C.2.2.1 – Prémio Instalação Jovens Agricultores (1º Concurso | 3º período), este apoio pretende atrair e apoiar os jovens agricultores e outros novos agricultores e facilitar o desenvolvimento sustentável das empresas nas zonas rurais; e promover o emprego, o crescimento, a igualdade de género, nomeadamente a participação das mulheres no sector da agricultura, a inclusão social e o desenvolvimento local nas zonas rurais, incluindo a bioeconomia circular e uma silvicultura sustentável.
Podem beneficiar deste apoio:
- As pessoas singulares que à data da apresentação da candidatura, tenham idade compreendida entre os 18 e os 40 anos, inclusive, e se instalem em regime de primeira instalação;
- As pessoas colectivas que revistam a forma de sociedade por quotas e com a actividade agrícola no seu objecto social, desde que todos os sócios-gerentes sejam jovens agricultores, detenham a maioria do capital social e uma participação individual superior a 25%.
Candidaturas
A submissão de candidaturas é efectuada até às 17:00 horas do dia 4 de Setembro de 2025.
A apresentação das candidaturas efectua-se através da submissão de formulário electrónico disponível no portal da Agricultura, aqui, ou no portal do PEPAC no continente, aqui, e estão sujeitos a confirmação por via electrónica, a efectuar pela autoridade de gestão.
Documentos de suporte à candidatura:
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
