Início / Agricultura / Pela primeira vez em 58 anos RTP não transmitiu uma corrida de toiros. “Situação que tem de ser corrigida já em 2022”, diz PróToiro

Pela primeira vez em 58 anos RTP não transmitiu uma corrida de toiros. “Situação que tem de ser corrigida já em 2022”, diz PróToiro

A PróToiro — Federação Portuguesa de Tauromaquia relembra que esta foi uma temporada “infelizmente marcada por um número elevado de toureiros colhidos com gravidade”: António Ribeiro Telles (Reguengos de Monsaraz) Manuel Telles Bastos (Tomar) Francisco Palha (Vila Franca de Xira) João Moura Jr (acidente durante um treino).

Mas, uma temporada em que, apesar de fortemente marcada pela pandemia, o número de touradas cresceu 252% em relação a 2020, passando de 48 para 121 touradas, e o público aumentou 195%, passando de 93.400 em 2020 para 182.600 espectadores em 2021.

Na sua análise de balanço da temporada de 2021, a direcção da PróToiro refere como um “aspecto negativo a destacar” o facto de “pela primeira vez em 58 anos a RTP não ter transmitido nenhuma corrida de toiros, quebrando os laços históricos e afectivos dos portugueses e emigrante na diáspora, com uma das mais queridas expressões da portugalidade, que obtém sempre elevadas audiências. Esta é uma situação que tem de ser corrigida já em 2022, para que seja cumprido o seu dever de serviço público”.

No entanto, esta pode vir a ser uma tarefa impossível. As sondagens sobre as legislativas de Janeiro de 2022, pelo menos até agora, não dão maioria absoluta a nenhum dos partidos políticos, tendo já a porta-voz do PAN —  Pessoas –Animais–Natureza, Inês Sousa Real, feito saber que está disposta a apoiar um governo liderado pelo Partido Socialista (PS) ou pelo Partido Social Democrata (PSD), estando também disponível para o partido que lidera assumir um Ministério. Ora, o PAN é manifestamente anti-touradas.

Na sua análise de balanço, a Federação Portuguesa de Tauromaquia refere-se ainda às tauromaquias populares (de rua), onde “a temporada foi trágica, com o cancelamento de praticamente todas as festividades, quando anualmente se realizam cerca de 2000 eventos pelo país. Em 2021 só se realizaram as largadas da Feira de Outubro em Vila Franca de Xira, e as Touradas à Corda nos Açores, durante cerca de um mês, entre Outubro e Novembro”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Captura de de pescado aumenta 67% em Novembro de 2021

Partilhar               O volume de capturas de pescado em Portugal, em Novembro de 2021, aumentou 66,7% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.