Início / Featured / Peixe-zebra ajuda a compreender melhor doenças renais
Foto: Peixe zebra com coloração do esqueleto (Paulo Gavaia/CCMAR)

Peixe-zebra ajuda a compreender melhor doenças renais

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR), da Universidade do Algarve (UAlg), leva a cabo esta quarta-feira, uma primeira edição do Curso de Nefrologia Experimental, com o objectivo de dar a conhecer as potencialidades do uso do peixe-zebra como modelo biomédico para estudo de patologias renais.

Uma parte dos alunos são internos da especialidade de nefrologia que frequentam o Mestrado Integrado em Medicina (MIM), na UAlg, mas o curso é também dirigido a biólogos e investigadores que trabalhem com animais modelo.

A formação de um dia inicia com uma componente teórica sobre a reprodução e gestão de colónias de peixe-zebra, apresentações sobre estudos de regeneração, mineralização e utilização das suas linhas transgénicas e mutantes. Os participantes deste curso têm visita marcada ao biotério de peixe-zebra do CCMAR e terminam a formação com uma componente mais prática de demonstrações de manipulação e micro-injecção de peixes-zebra, seguindo-se a preparação de sistemas in vitro derivados de tecidos e células de peixe-zebra.

O curso conta com vários investigadores do CCMAR que vão “transmitir conhecimentos básicos sobre o trabalho com este peixe e as suas aplicações”, explica Paulo Gavaia, investigador do CCMAR e responsável pela organização do curso.

Regeneração de tecidos

Leonor Cancela, group leader e investigadora no CCMAR, explica a importância crescente deste organismo “utilizado no estudo de patologias e na descoberta de fármacos e tratamentos capazes de reverter processos patológicos e regeneração de tecidos lesionados, em particular os associados à calcificação”.

Uma segunda edição do mesmo curso está já agendada para 12 de Maio, também no CCMAR (Universidade do Algarve), mas desta vez em inglês. Todas as informações e inscrições, podem ser feitas através do site do CCMAR com os curso de formação avançada aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Balanças Marques faz balanço positivo de presença em feira no Egipto

Partilhar              A Balanças Marques foi uma das 5 empresas portuguesas a participar, conjuntamente com a Associação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.