Início / Agricultura / Pedidos de poda, corte ou arranque de sobreiro e azinheira feitos no Rubus a partir de 1 de Setembro

Pedidos de poda, corte ou arranque de sobreiro e azinheira feitos no Rubus a partir de 1 de Setembro

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas informa que a partir de hoje, 1 de Setembro, os pedidos de poda, corte ou arranque de sobreiro e azinheira são feitos através do módulo Rubus – Protecção do Sobreiro e da Azinheira.

Trata-se de um sistema desmaterializado de comunicações e pedidos, ao qual pode aceder aqui. Nesta área pode fazer comunicações e/ou pedidos sobre actividades enquadradas no regime jurídico de protecção do sobreiro e da azinheira:

  • Fazer comunicação prévia de desbaste (com PGF)
  • Pedir autorização para corte, arranque ou desbaste (sem PGF)
  • Pedir autorização para poda
  • Consultar histórico de comunicações
  • Consultar histórico de pedidos

O Rubus está disponível para o cidadão, para entidades públicas e para entidades privadas.

A poda de sobreiros e azinheiras carece de autorização, sendo permitida apenas quando vise melhorar as suas características produtivas das árvores e está limitada à época compreendida entre 1 de Novembro e 31 de Março.

Os cortes em desbaste, enquadrados em Plano de Gestão Florestal (PGF) aprovado, exigem apenas a comunicação prévia, sob compromisso de honra, e com a antecedência mínima de 30 dias úteis, em relação ao início da sua execução.

O corte ou arranque de sobreiros e azinheiras, em povoamento ou isolados, carece de autorização, bem como o desbaste que vise a melhoria produtiva dos povoamentos e caso não exista um plano PGF aprovado.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa testa protótipo da primeira ilha artificial no exercício REPMUS

Partilhar              A Marinha Portuguesa, através do CEOM — Centro de Experimentação Operacional da Marinha, desenvolveu o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.