Início / Agricultura / Pedido Único 2019: há 183.649 agricultores portugueses com candidaturas submetidas

Pedido Único 2019: há 183.649 agricultores portugueses com candidaturas submetidas

O número de agricultores com candidaturas submetidas às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC) em Portugal, através do Pedido Único (PU) 2019, atingiu o valor de 183.649, o que “demonstra a importância destes apoios enquanto contrapartida e suporte às actividades desenvolvidas pelos agricultores”, divulga o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).

O período de candidaturas, encerrado a 31 de Maio de 2019, registou um acréscimo de 418 candidaturas face ao ano de 2018 e mais 2.382 do que o valor do ano de 2017.

891 milhões de euros por ano

Os apoios da PAC, incluídos no PU, envolvem montantes de cerca de 891 milhões de euros por ano sendo que a componente proveniente do FEAGA, de cerca de 594 milhões de euros por ano, é 100% comunitária (não envolvendo esforço financeiro nacional).

Os apoios FEADER (Medidas Agroambientais, Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas e Florestação de Terras Agrícolas) atingem um montante de cerca de 297 milhões de euros por ano, sendo co-financiados pelo Orçamento Público nacional em cerca de 19%.

Compensação por desvantagens

Explica o Instituto que estes apoios da PAC visam compensar os agricultores europeus por desvantagens específicas que os mesmos enfrentam face aos seus concorrentes no mercado mundial, bem como comparticipar o acréscimo de custos por estes assumidos, pela prestação de serviços ambientais e na produção de bens públicos de interesse colectivo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.