Início / Agricultura / PDR 2020 tem 5 M€ para apoiar GAL em acções de promoção da alimentação sustentável e da dieta mediterrânica

PDR 2020 tem 5 M€ para apoiar GAL em acções de promoção da alimentação sustentável e da dieta mediterrânica

O PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural tem disponíveis 5 milhões de euros para apoiar os Grupos de Acção Local (GAL) no seu trabalho de observação da agricultura e dos territórios rurais, na área temática “Inovação”. Os temas a apoiar são: alimentação sustentável; ;Dieta Mediterrânica; e combate ao desperdício alimentar.

A área geográfica deste apoio corresponde ao território de Portugal continental. A submissão de candidaturas pode ser efectuada até às 17 horas do dia 25 de Fevereiro de 2022.

Segundo o 7º Anúncio Nº 07/20.2.4/2021, da Operação 20.2.4 – Observação da agricultura e dos territórios rurais — Área temática – Inovação, as candidaturas apresentadas devem prosseguir os seguintes objectivos:

  • Contribuir para a boa aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de política de desenvolvimento rural;
  • Promover a participação e o trabalho conjunto entre os agentes do desenvolvimento rural;
  • Transferir boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural.

Beneficiários

Podem candidatar-se aos apoios previstos no presente concurso, as entidades reconhecidas como Grupos de Acção Local (GAL), vertente rural, em parceria com as Comunidades Intermunicipais (CIM) e outras entidades elegíveis como beneficiárias da Rede Rural Nacional com trabalhos desenvolvidos nas áreas de intervenção a apoiar.

Nos termos do Acordo de Parceria (AP) subscrito por todas as entidades que a integram, a candidatura será apresentada pelo GAL designado como entidade gestora da parceria que se constitui como beneficiário do apoio perante a Autoridade de Gestão e o Organismo Pagador.

A área de intervenção a apoiar, de acordo com o definido no Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, tem os seguintes temas prioritários:

  • Alimentação sustentável;
  • Dieta Mediterrânica;
  • Combate ao desperdício alimentar.

Tipologias a apoiar

As operações a apoiar devem ser implementadas ao nível de cada território NUT III, tendo em vista o aconselhamento para a adopção de uma alimentação saudável e económica, com apoio de técnicos especialistas, a contratar e/ou a alocar do quadro de pessoal das entidades beneficiárias, licenciados em ciências agrárias, agroalimentares e da nutrição e dietética, ou experiência comprovada nas áreas de intervenção a apoiar, sendo obrigatória a existência de pelo menos um técnico da área da nutrição/dietética.

As acções a implementar devem assumir a forma de:

  • Eventos e sessões de trabalho;
  • Organização de workshops e reuniões;
  • Sistematização e disponibilização da informação técnica e científica de forma normalizada e em linguagem acessível, na forma de suporte de informação físico ou electrónico, reuniões, apresentações e exposições.

Candidaturas

As candidaturas são submetidas através de formulário electrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 (aqui), ou do PDR 2020 (aqui), e estão sujeitos a confirmação por via electrónica a efectuar pela autoridade de gestão.

Pode ler o Anúncio da Operação aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Investigadores do Politécnico de Leiria estudam produção sustentável de papaias em aquaponia

Partilhar              Um grupo de investigadores do pólo de investigação do LSRE-LCM no Instituto Politécnico de Leiria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.