Início / Agricultura / PDR 2020 tem 300 mil euros para apoio ao estudo da agricultura familiar

PDR 2020 tem 300 mil euros para apoio ao estudo da agricultura familiar

A entidade gestora do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) tem 300 mil euros para apoio à Operação 20.2.4 – Observações da agricultura e dos territórios rurais (4º Anúncio), dedicada à agricultura familiar. As candidaturas podem ser entregues até 14 de Agosto de 2019 às 16h59.

Segundo o Anúncio nº 04/20.2.4/2019, as candidaturas apresentadas devem prosseguir os seguintes objectivos:

  • contribuir para a boa aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de política de desenvolvimento rural;
  • promover a participação e o trabalho conjunto entre os agentes do mundo rural:
  • transferir boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes do mundo rural.

Beneficiários

São beneficiários elegíveis as parcerias entre organismos, serviços e pessoas colectivas públicas sem fins lucrativos membros da Rede Rural Nacional (RRN); e pessoas colectivas de natureza privada sem fins lucrativos membros da RRN.

Candidaturas

Pode consultar o Anúncio nº 04/20.2.4/2019 aqui e candidatar-se no site do PDR 2020, aqui.

Estatuto da Agricultura Familiar

O Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos explica que o Estatuto da Agricultura Familiar está já em vigor e vem complementar as medidas anteriormente adoptadas: aumento em 20% dos pagamentos do I Pilar da PAC, aumento em 50 euros/hectare do valor do subsídio para os primeiros 5 hectares de cada exploração e aumento das ajudas ao investimento de 20 mil para 40 mil euros.

O novo estatuto discrimina positivamente este segmento da agricultura, tendo como principais objectivos, entre outros, promover e valorizar a produção local e melhorar os respectivos circuitos de comercialização; promover uma agricultura sustentável, incentivando a melhoria dos sistemas e métodos de produção; contribuir para contrariar a desertificação dos territórios do interior; conferir à Agricultura Familiar um valor estratégico, a ter em conta, designadamente nas prioridades das políticas agrícolas nacional e europeia e promover maior equidade na concessão de incentivos e condições de produção às explorações agrícolas familiares.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

2 comentários

  1. Boa tarde gostava de saber quais as ajudas para começar projeto de horticultura tenho 12hectates que poderia semear obrigafo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.