Início / Agenda / PDR 2020 tem 15 M€ para apoio ao rejuvenescimento de povoamentos de quercíneas autóctones
Foto: plantarumaarvore.org

PDR 2020 tem 15 M€ para apoio ao rejuvenescimento de povoamentos de quercíneas autóctones

O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) tem disponíveis 15 milhões de euros para apoio a investimentos no rejuvenescimento de povoamentos de quercíneas autóctones (carvalho, a azinheira e o sobreiro) ou outras espécies e para reconversão de povoamentos instalados em condições ecologicamente desajustadas, no âmbito da escala territorial relevante. As candidaturas estão abertas até às 17:00 horas do dia 6 de Outubro de 2023.

As candidaturas deste apoio, que se destina a todo o território continental, devem promover a adaptação das florestas às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos e a reabilitação de povoamentos em más condições vegetativas.

Segundo o Anúncio 10/815/2023 da Operação 8.1.5 – Melhoria da Resiliência e do Valor Ambiental das Florestas (10º Anúncio), da dotação total, 7,5 milhões de euros destinam-se a apoiar candidaturas com áreas de intervenção inseridas em territórios vulneráveis, de acordo com a listagem de freguesias constantes do anexo II à Portaria n.º 301/2020, de 24 de Dezembro, e a verba remanescente (7,5 milhões) será destinada a apoiar candidaturas nas restantes freguesias do território do continente.

Reconversão de eucaliptal

Este apoio destina-se ainda à reconversão de de povoamentos de eucalipto instalados em condições ecologicamente desajustadas, através da instalação de espécies quercíneas, espécies produtoras de madeira de elevada qualidade, pinheiro manso, pinheiro bravo e espécies ripícolas (estas últimas, apenas ao nível das explorações florestais).

Candidaturas

As candidaturas são submetidas através de formulário electrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 (aqui), ou do PDR 2020 (aqui), e estão sujeitos a confirmação por via electrónica a efectuar pela autoridade de gestão.

Pode ler o Anúncio da Operação aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.