O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, no último dos quatro dias da visita que realizou à Região Autónoma dos Açores, encontrou-se com a direcção da Associação Agrícola de São Miguel, onde se “inteirou da situação, problemas e reivindicações do sector, em que predomina a produção de leite e carne”.
Os problemas relacionados com os transportes e capacidade portuária, os apoios à produção (incluindo no plano da União Europeia), a sujeição às estratégias industriais associadas à transformação, o aumento de custos dos factores de produção, figuram entre as principais dificuldades recenseadas, revela o PCP.
“A que se soma ainda a situação específica de muitos pequenos produtores, alguns com actividade a título individual, no plano do regime fiscal e da Segurança Social”, acrescenta.
Relembre-se que, o segundo dia da visita de Paulo Raimundo à Região Autónoma dos Açores começou com um encontro na Freguesia de Pedro Miguel onde se falou de agricultura e pescas, onde o secretário-geral do PCP constatou os “vários problemas que afectam estes sectores de actividade. Problemas e dificuldades para quem intervém na fileira da carne face ao aumento brutal dos factores de produção e que não encontra correspondência com os preços pagos aos produtores”.
“Problemas idênticos na do leite, onde apesar dos preços pagos à produção (20, 30, ou no máximo 42 cêntimos por litro) muitos teimam em fazer frente às adversidades e prosseguir o seu trabalho, contribuindo para manter estas dimensões da produção regional”, realça o PCP.
Agricultura e Mar