Início / Empresas / Pastel de Molho da Covilhã já é marca registada

Pastel de Molho da Covilhã já é marca registada

O tradicional Pastel de Molho da Covilhã tem finalmente a marca registada. O anúncio foi feito, dia 2 de Fevereiro em conferência de imprensa, pela Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, o município da Covilhã e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP).

O registo da Marca Nacional Colectiva tem como objectivo “preservar a qualidade deste produto endógeno e evitar que a iguaria gastronómica seja adulterada”, diz uma nota de imprensa da autarquia da Covilhã.

O presidente da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, Paulo Carvalho, sublinha a importância desta iniciativa, destacando que “as três entidades estão em total consonância para trabalhar este projecto e valorizar este produto único”.

A conferência de imprensa de apresentação da Marca Nacional Colectiva contou com a presença do recém-eleito presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, João Marques, do Presidente da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, Paulo Carvalho, e dos vereadores Regina Gouveia e José Miguel Oliveira, e ainda de vários confrades que quiseram estar presentes nesta apresentação.

Festival do Pastel de Molho

Ainda durante a conferência de imprensa foi ainda anunciado o primeiro Festival do Pastel de Molho, que irá decorrer nos dias 1e 2 de Julho, no Jardim das Artes.

Para o presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, João Marques, esta iniciativa permite “valorizar um activo gastronómico do nosso concelho e reforçar a história e a identidade local”.

Já o vereador da autarquia da Covilhã, José Miguel Oliveira, considera que “estas acções de promoção reforçam atractividade do concelho e melhoram a visibilidade dos nossos produtos endógenos”.

Uma ideia partilhada pela vereadora Regina Gouveia, que sublinha no entanto que “a responsabilidade associada a esta Marca Nacional vai exigir qualidade do produto, já que esta iniciativa representa um passo determinante na preservação desta iguaria tradicional e é simultaneamente um gesto de valorização da nossa cultura gastronómica”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

8ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul realiza-se em Abril

Partilhar              A 8ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) realiza-se de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.