Início / Agricultura / Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo recebe 195 mil visitantes em três anos
© Câmara de Viana do Castelo

Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo recebe 195 mil visitantes em três anos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a assinalar, até dia 9 de Junho, a Semana do Ambiente, que inclui o 3º aniversário do Parque Ecológico Urbano, que em três anos recebeu mais de 195 mil visitantes.

O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, cuja abertura total ao público aconteceu há precisamente três anos, corresponde a espaço natural, com cerca de 20 hectares, localizado a nascente do centro histórico e a poente da Ponte Eiffel. Está situado em torno do espelho de água proporcionado pela caldeira das Azenhas de D. Prior e é parte integrante do estuário do Rio Lima, que estendeu um braço para dentro da sua margem direita, sendo uma área de elevado interesse e sensibilidade ambiental.

O Parque integra a Rede Portuguesa de Estações da Biodiversidade e é o primeiro Parque de Halófitas em Portugal. É uma importante zona húmida costeira, alimentado diariamente pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente, tornando-se um verdadeiro ‘hotspot’ biológico na cidade de Viana do Castelo, refere uma nota de imprensa da autarquia, adiantando que “neste local, os visitantes podem usufruir dos diferentes espaços e equipamentos de lazer, sempre em convívio com a natureza”.

No Parque foram identificadas 227 espécies de animais, 136 espécies de plantas, 31 espécies de macrofungos e líquenes e 5 endemismos ibéricos.

© Câmara de Viana do Castelo

O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo está disponível para visita gratuita de terça-feira a domingo, está aberto das 8h00 às 20h00 de 21 de Março a 20 de Setembro e das 9h00 às 17h00 de 21 de Setembro a 20 de Março.

O Dia Mundial do Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da acção ambiental e climática. Celebrado desde 1974, no dia 5 de Junho, envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos, que se juntam na concentração de esforços, no que diz respeito à problemática da questão ambiental. Este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem como tema acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.