Início / Agricultura / Parque da Bacalhôa recebe plantação de mais de 500 árvores e arbustos

Parque da Bacalhôa recebe plantação de mais de 500 árvores e arbustos

A Câmara Municipal de Setúbal informa que mais de meio milhar de árvores e arbustos foram plantados este sábado, 22 de Abril, no Parque da Bacalhôa, numa acção em que participaram o presidente e a vice-presidente da autarquia e a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão.

A iniciativa, promovida pelas duas instituições autárquicas e pelo movimento Azeitão Eco-Consciente, com a participação de voluntários, plantou murtas, sabugueiros, salgueiros, loureiros, freixos, sobreiros, pilriteiros, rosmaninhos e piornos.

A acção, realizada no Dia Mundial da Terra, integra um plano destinado a arborizar Azeitão com espécies autóctones, o qual teve início em 2022 com a plantação de 173 espécimes no Choilo, refere uma nota de imprensa da autarquia de Setúbal.

Agora, foram plantados 541 árvores e arbustos de espécies autóctones, das quais 75 foram cedidos pelo Azeitão Eco-Consciente e as restantes pela Câmara Municipal de Setúbal.

A iniciativa contou com as participações do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, da vice-presidente Carla Guerreiro e da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, acompanhados de um grupo de voluntários mobilizados pelo movimento Eco-Consciente.

Parque Bacalhôa

O Parque Bacalhôa é vocacionado para o lazer e possui, desde 2021, equipamentos direccionados, sobretudo, à comunidade juvenil, como um skate parque, um court de street basket e um slide, incluindo igualmente uma bacia de retenção de águas, destinada a reforçar as condições de segurança em caso de ocorrência de precipitação extrema.

Percursos pedonais numa extensão com cerca de um quilómetro, zonas de estada, áreas ajardinadas com arbustos e árvores, incluindo oliveiras ancestrais, integram o cenário do ampliado parque azeitonense, ladeado a nascente pela Estrada Nacional 10.

O equipamento possui ainda um parque de merendas com zonas de ensombramento, travessias a unir a malha urbana e duas pontes que ligam zonas que antigamente estavam separadas e agora fazem ligação ao parque, parqueamentos para bicicletas, equipamentos geriátricos, mobiliário urbano e iluminação com tecnologia LED, energeticamente mais eficiente.

Nesta obra executada numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de Azeitão foi também criada uma zona de estada em torno de um sobreiro centenário, o qual é circundado por um banco em madeira com oito metros de diâmetro e por um pavimento colorido decorativo.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.