Início / Agricultura / Parceria Portuguesa para o Solo reúne 120 agricultores e técnicos em Coruche

Parceria Portuguesa para o Solo reúne 120 agricultores e técnicos em Coruche

O solo é um recurso natural não renovável, que produz bens e serviços essenciais para o equilibro dos ecossistemas e da vida humana.

Ciente da importância deste recurso para a sustentabilidade e competitividade da agricultura, a Parceria Portuguesa para o Solo (PPS) promoveu no passado dia 27 de Setembro, na Estação Experimental António Teixeira – Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo – InovMilho um Workshop subordinado ao tema “Observação e interpretação de perfis de solo no âmbito da Gestão Sustentável dos Solos”.

Este evento contou com a participação de cerca de 120 agricultores e técnicos agrícolas, traduzindo o reconhecido e crescente interesse desta temática no âmbito das alterações climáticas.

Analisados três perfis diferentes  de solo

Neste Workshop em que foi orador principal o Prof. Manuel Madeira, presidente da PPS, foi possível analisar três diferentes perfis de solo, demonstrando a sua grande heterogeneidade, factor nas condições de produção.

Durante esta iniciativa, também houve oportunidade de ouvir o Prof. Gottlieb Basch, da Universidade de Évora, explicar o ensaio que está instalado na Estação Experimental António Teixeira, no âmbito da sementeira directa (projecto Acuasave).

Esta jornada terminou com a exemplificação das técnicas de sondagem mais adaptadas às novas condições de produção, tendo intervindo o Prof. Manel Madeira e o Eng.º Luís Boteta do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (Cotr).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 2 a 8 Setembro 2024

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeite Terminou a campanha de comercialização …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.