Início / Agricultura / PAN quer fim à isenção de IVA das prestações de serviços de artistas tauromáquicos
Foto: PróToiro

PAN quer fim à isenção de IVA das prestações de serviços de artistas tauromáquicos

A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, deu entrada na Assembleia da República um Projecto de Lei que põe fim à isenção de IVA das prestações de serviços efectuadas por artistas tauromáquicos, alterando o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Diz a deputada que “o Estado deve premiar as actividades económicas e profissionais que acrescentam valor e unificam a sociedade, através da redução ou isenção do IVA, como se verifica, por exemplo, na prestação de serviços médicos, e não beneficiar, no máximo, mantendo-se neutro, actividades e profissões que premeiam a violência gratuita e o maltrato animal, tal como a actividade tauromáquica”.

Segundo o Projecto de Lei n.º 27/XV/1.ª, “há que ter ainda em conta que o sector tauromáquico beneficia actualmente de inúmeros apoios públicos, nomeadamente de subsídios no âmbito da Política Agrícola Comum, bem como de diversos apoios de algumas Câmaras Municipais que garantem a manutenção desta tradição anacrónica e cada vez mais contestada pela sociedade”.

“O decréscimo significativo de público que assiste a touradas em Portugal desde o ano de 2009 tornou o sector insustentável e totalmente dependente das ajudas públicas”, diz Inês de Sousa Real.

A deputada única do PAN realça ainda que “uma actividade violenta, altamente contestada, e que se baseia no maltrato de animais, não pode continuar a beneficiar de apoios do Estado, contrariando os valores e princípios de uma sociedade que, nos últimos anos, tem dado passos muito significativos na consciencialização para a importância e valorização do bem estar animal”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.