Início / Agricultura / PAN defende suspensão das largadas de touros em todo o território nacional

PAN defende suspensão das largadas de touros em todo o território nacional

A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, deu entrada na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo a suspensão das largadas de touros em todo o território nacional.

A deputada recomenda ainda que o Governo “dê cumprimento à recomendação da ONU, impossibilitando que menores de 18 anos — sem excepção — assistam ou participem nas largadas de touros ou eventos similares, controlando e restringindo o seu acesso aos recintos”.

Segundo Inês de Sousa Real, “nos últimos anos, as largadas de touros são responsáveis por um número bastante significativo de vítimas mortais e feridos graves, principalmente as que se realizam de madrugada, sem que ninguém assuma responsabilidade pelos acidentes e danos materiais que delas resultam, nem impeça a participação e assistência de crianças e jovens menores de idade, apesar de se tratar de uma actividade bastante perigosa e de extrema violência”.

E relembra que na madrugada do passado domingo, 22 de Maio, cerca das 2 horas da manhã, “um jovem de apenas 15 anos morreu tragicamente numa largada de touros realizada no centro da Moita durante a “Feira de Maio”, iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal da Moita”.

“O jovem foi violentamente colhido várias vezes por um dos touros utilizados nas largadas e sofrido uma perfuração na garganta, perante a impotência e o pânico das pessoas que participaram e assistiram a este evento tauromáquico, incluindo outras crianças”, realça a deputada única do PAN.

O Projecto de Resolução 71/XV/1 refere ainda que “ao contrário dos espectáculos tauromáquicos, as largadas de touros não têm qualquer regulamentação, que limite o acesso a esta actividade ou que determine as condições que devem ser observadas, quer no que respeita à segurança e integridade física de quem assiste e nelas participa, quer no que respeita ao bem-estar animal”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.