Início / Agricultura / Paisagem Protegida do Sousa Superior quer desenvolver modelo regional de sustentabilidade da Vinha de Enforcado

Paisagem Protegida do Sousa Superior quer desenvolver modelo regional de sustentabilidade da Vinha de Enforcado

A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior quer desenvolver o Modelo Regional de Sustentabilidade e de Última Geração da “Vinha de Enforcado”. Por isso, apresentou uma candidatura ao PRR Terra Futura – Territórios Sustentáveis do projecto InovEnforcado que envolve o consórcio, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), formado por 14 entidades.

O projecto InovEnforcado propõe instalar um campo de experimentação e demonstração em Lousada, na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, para a transferência de conhecimentos e tecnologia que visem a adopção das melhores práticas e que valorizem e promovam a singularidade deste sistema de condução ancestral da vinha à escala regional.

As actividades a desenvolver cobrem toda a cadeia de valor, da matéria-prima ao produto final, e tem como objectivos específicos, assegurar a sustentabilidade económica da vinha de enforcado e fixar jovens agricultores e novos empresários, assim como caracterizar e valorizar a biodiversidade associada a este sistema agroflorestal.

Por outro lado, pretendem divulgar os métodos biotécnicos e biológicos para a protecção da cultura contra pragas e doenças e melhoria da qualidade do solo; desenvolver produtos vitivinícolas de qualidade e diferenciadores (vinhos e aguardentes singulares) e promover a valorização dos subprodutos contribuindo para a economia circular e a criação de negócios inovadores.

Para além do CITAB-UTAD, o consórcio envolve igualmente a capacidade científica da Universidade do Minho, do INIAV-Pólo de Inovação de Dois Portos e do InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal contando ainda com a participação da DRAP Norte – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, o Município de Lousada, uma associação de desenvolvimento local (ADER-SOUSA), empresas prestadoras de serviços do sector (Adega Cooperativa de Lousada e RURIS Desenvolvimento) e empresas vitivinícolas (Aveleda; Arrochela & Camizão; Quinta dos Ingleses, entre outras).

Paisagem Protegida Local do Sousa Superior

A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1.609 hectares, grosso modo correspondendo ao vale do rio sousa e aos seus nove tributários, abrangendo administrativamente oito freguesias do concelho de Lousada e, representando, no global, quase metade da população residente de Lousada.

O vale do Rio Sousa, no concelho de Lousada, caracteriza-se por uma organização fragmentada de diversos usos do solo que confere à paisagem o aspecto de mosaico agroflorestal com 58% da ocupação do solo do tipo agrícola e 34% florestal.

Nos solos férteis das planícies aluviais localizam-se campos agrícolas, milho e vinha, pontuados por povoamentos florestais diversificados e com grande predominância de espécies autóctones. Os espaços artificializados surgem de forma esparsa, com preponderância nas altitudes intermédias, de 200 a 300 m.

Saiba mais sobre a Paisagem Protegida Local do Sousa Superior aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

DS Smith abre novo Customer Innovation Hub em Madrid

Partilhar              A DS Smith Packaging Ibéria escolheu a cidade de Madrid para instalar o seu primeiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.