“A origem do Alvarinho”, a nova campanha de promoção para Monção e Melgaço

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) apresentou, a 21 de Outubro, no Convento dos Capuchos (Monção), a nova campanha de promoção da sub-Região de Monção e Melgaço.

Com a assinatura “A Origem do Alvarinho” que explora os temas “Origem e Destino”, “Origem e Carácter” e “Origem e Descoberta”, a nova campanha de promoção destaca o carácter próprio do Vinho Verde Alvarinho e sublinha a origem de colheitas de excepção produzidas a partir daquela casta num território repleto de História e de tradição.

O Plano de Promoção da sub-Região de Monção e Melgaço é liderado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e conta com três milhões de euros para um período de seis anos, durante os quais “a origem do Alvarinho” será sublinhada com um selo de garantia exclusivo, entre outras acções de alavancagem autónoma daquele território dentro da Região.

Fruto do “Acordo Alvarinho”, o Plano de Promoção efectiva a certificação da autenticidade, origem e qualidade dos vinhos de Monção e Melgaço através da aposição de um selo de garantia novo e exclusivo atribuído pela CVRVV, sublinhando um segmento de maior valorização dentro do universo “Vinho Verde”.

Acções variadas

Paralelamente, um projecto específico de promoção vai desde a certificação até campanhas publicitárias, programas de formação, apresentações à comunicação social e ao trade ou provas técnicas que potenciem as características diferenciadoras dos produtos vínicos de Monção e Melgaço. Enquanto berço dos famosos vinhos da casta Alvarinho – considerados o ex-libris da Região dos Vinhos Verdes – a sub-Região será alvo de acções de promoção que a posicionam com a assinatura “a origem do Alvarinho” de forma distintiva.

“Pela primeira vez em Portugal, uma sub-Região é destacada como sendo válida só por si. É necessário reconhecer a exclusividade dos vinhos de Monção e Melgaço e reforçar aquela sub-Região como território de origem da casta Alvarinho no universo dos Vinhos Verdes. Já acontece noutros países como França há largos anos e, olhando para a nossa Região, urge que se distinga aquele território como único”, salienta o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.