Início / Featured / Ordem dos Médicos Veterinários defende criação do assistente social para combater abandono de animais

Ordem dos Médicos Veterinários defende criação do assistente social para combater abandono de animais

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) assinala o Dia Internacional do Animal Abandonado que se celebra a 20 de Agosto, relembrando a necessidade de encontrar soluções para combater a superpopulação de animais que se encontram na rua e reduzir os elevados níveis de abandono em Portugal.

O Dia do Animal Abandonado foi instituído em 1992, e celebra-se anualmente no terceiro sábado de Agosto. Tem como objectivo consciencializar a sociedade relativamente à situação dos animais abandonados, promover a adopção e divulgar os cuidados a ter com os animais, tais como a vacinação, esterilização, registo na base de dados e chip, além de garantir outros cuidados médico-veterinários para reduzir a superpopulação.

Em Portugal, são abandonados entre 30 mil a 40 mil animais por ano, havendo mais de meio milhão de animais sem dono no País que estão dependentes da ajuda de pessoas e de instituições para sobreviverem, refere a Ordem em nota de imprensa.

O abandono de animais tem aumentado de forma significativa em Portugal nos últimos anos, agravando-se com a pandemia do Covid-19, realça a mesma nota.

Para o Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, “há problemas gravíssimos relacionados com o abandono, desde factores económicos, problemas de comportamento do animal, doença ou morte do dono, descontrolo de natalidade, férias, entre outros aspectos, que têm contribuído para aumentar o abandono animal e que afecta principalmente cães e gatos. Neste contexto, é essencial a criação de um veículo de assistência social para aconselhamento e apoio para detentores de animais em risco”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Pombal aposta em rega inteligente e 5G da NOS para poupar até 30% de água

Partilhar              A Câmara Municipal de Pombal vai instalar um sistema de rega inteligente 5G da NOS, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.