Início / Agenda / Ordem dos Engenheiros recebe debate sobre gestão sustentável do solo
Foto: plantarumaarvore.org

Ordem dos Engenheiros recebe debate sobre gestão sustentável do solo

O auditório da sede nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, recebe no próximo dia 20 de Janeiro, a partir das 9h30, a conferência dedicada ao tema “Solos Saudáveis e Gestão Sustentável do Solo”. A participação é gratuita.

Trata-se de uma iniciativa da AEPSA — Associação das Empresas Portuguesa para o Sector do Ambiente, o Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem dos Engenheiros e a Associação Técnica para o Estudo da Contaminação do Solo e Água Subterrânea (AECSAS).

Este encontro tem como objectivo evidenciar a importância dos solos saudáveis e a imperatividade de promover práticas sustentáveis de gestão dos solos. A Comissão Europeia, como parte da sua Estratégia de Protecção do Solo da UE para 2030, anunciou o seu propósito de lançar a Lei dos Solos Saudáveis em 2023 de forma a melhorar significativamente o estado dos solos até 2050 e dar aos solos o mesmo estatuto de protecção que actualmente é atribuído às águas e ao ar, a nível comunitário.

As empresas do sector privado, as universidades e as organizações da sociedade civil com relevância na protecção do solo são estimuladas a participar activamente na discussão desta temática, a integrar os princípios da gestão sustentável dos solos nas suas políticas internas e a facilitar o desenvolvimento de competências e a troca de conhecimentos-

Globalmente, cerca de um terço dos solos encontram-se degradados devido a práticas de gestão não sustentáveis, entre as quais a contaminação química, a actividade mineira e industrial. A gestão sustentável de solos contaminados implica a definição de parâmetros técnicos, bem como a avaliação das concentrações dos contaminantes para identificar os sítios contaminados, refere a organização da Conferência em nota de agenda.

E acrescenta que a remediação dos solos deve fundamentar-se na avaliação do risco para a saúde humana e os ecossistemas. A informação sobre o estado da qualidade dos solos nos sítios contaminados e as medidas tomadas para promover a sua remediação devem ser tornadas públicas, num quadro de transparência e de participação.

Inscrições aqui.

Programa

09h30 | Recepção dos participantes e welcome coffee
10h00 | Abertura: Jorge Liça, Vice-presidente da OE
Eduardo Marques, Presidente da AEPSA
10h15 | Keynote Speaker | Humberto Delgado Rosa, Diretor para a Biodiversidade na Direção Geral do Ambiente da Comissão Europeia, responsável pela unidade de Gestão e Uso do Solo.

11h00 |   Painel de debate:

  • Luís Ribeiro, Jornalista Visão, Moderação do debate
  • Joaquim Góis, Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da OE
  • Carlos Costa, Coordenador do Grupo de Trabalho de Solos da AEPSA
  • Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Directivo Agência Portuguesa do Ambiente – APA
  • Fernando Ferreira, Especialista em políticas públicas de ambiente, Assessor na área do Ambiente na CML, Ex-Vice Presidente da CCDR LVT
  • Maria da Graça Brito, Departamento de Ciências da Terra FCT NOVA
  • Rui Berkemeier, ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável

12h10 |   Perguntas e Respostas
12h30 |   Encerramento

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Garland Logistics obtém Certificação IFS Logistics para armazenamento e transporte de bens alimentares

Partilhar              A Garland Logistics, empresa de logística do Grupo Garland, obteve a exigente certificação pelo Standard …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.