Início / Inovação / Optiwine: Olivier Caste desvenda os segredos do vinho

Optiwine: Olivier Caste desvenda os segredos do vinho

São muitos os factores que fazem da abertura de uma garrafa uma tarefa delicada, com um resultado frequentemente aleatório. Seria, por isso, uma pena, passar ao lado destes momentos mágicos, repletos de requinte e de elegância.

Dois apaixonados pelo vinho, Michael Paetzold, enólogo, viticultor e especialista de “processos enológicos”, com 25 anos de experiência, e Oliver Caste, grande amante e coleccionador de vinhos, depararam-se com as mesmas questões.

Após três anos de pesquisa, Michael conseguiu quantificar e medir a quantidade de oxigénio necessário para a optimização e para a libertação de aromas guardados em cada garrafa de vinho: nasceu o Optiwine.

É esta inovação que Olivier Caste vai apresentar quarta-feira, dia 17 de Setembro, pelas 16h00 na La Pétillante Mil Sabores e Vinhos, mercearia lisboeta especializada em vinhos e produtos gourmet.

Invenção francesa, o Optiwine permite, graças a um processo patenteado único no mundo, revelar todas as qualidades gustativas do vinho. Inteiramente fabricado em França, e graças ao nano-arejamento, deixa descobrir todas as subtilezas aromáticas logo desde a abertura da garrafa e tornar a degustação mais intensa.

Nano-arejamento, um processo inovador
Michael Paetzold pesquisou durante três anos para aperfeiçoar uma ferramenta e um método, o Optiwine. Depois de observar que um grande número de moléculas gustativas ficavam inexploradas durante a degustação, a sua investigação orientou-se para o nano-arejamento.

Numerosas degustações comparativas efectuadas em mais de 300 vinhos permitiram desenvolver e afinar o produto.

O método Optiwine de nano-arejamento traz uma quantidade de oxigénio até menos cem vezes que o método tradicional de abertura, deixando o vinho despertar com tranquilidade.

E o Optiwine concebeu uma ferramenta totalmente dedicada: o “optiwiner”. Fabricado com uma resina topo de gama, sem qualquer interacção molecular, possui a mesma transparência e macieza do cristal sem a sua fragilidade. É dotado de 16 facetas que, graças ao seu efeito simultâneo, redistribuem harmoniosamente a quantidade optimizada de oxigénio.

O Optiwine é vendido ao preço unitário de 19 euros, ou em forma de coffret standard por 49 euros, com os três optiwiners específicos :
-Optiwiner 4 : Vinho tinto de 0 a 4 anos.
-Optiwiner 6 : Vinho Tinto de 4 a 10 anos. Branco e Rosé de 0 a 2 anos.
-Optiwiner 8 : Vinho tinto com mais de 10 anos. Vinho Branco e Rosé com mais de 2 anos.

Utilização simples
Depois de desenrolhar a garrafa, selecciona-se o optiwiner adaptado à idade da garrafa e de seguida posiciona-se no lugar da rolha. Pressiona-se o optiwiner inclinando a garrafa delicadamente:
– 2 vezes para uma garrafa de 37,5 cl,
-3 vezes para uma garrafa de 75 cl e
-5 vezes para uma garrafa de 150 cl (magnum).

Aguarda-se pelo menos 10 minutos antes de servir o vinho deixando o optiwiner no gargalo e observa-se o desenvolvimento do vinho no copo à medida que o tempo passa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Syngenta abre direitos de edição de genoma e tecnologias de melhoramento de plantas para impulsionar inovação agrícola

Partilhar              A Syngenta Group, uma das maiores empresas de tecnologia agrícola do Mundo, anuncia que dará …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.