Início / Featured / ONG francesa especializada no pós-urgência de catástrofes naturais chega a Portugal

ONG francesa especializada no pós-urgência de catástrofes naturais chega a Portugal

A única Organização Não Governamental (ONG) humanitária francesa especializada na resposta pós-urgência a catástrofes naturais, a Partagence, essencialmente incêndios e inundações, vai criar uma delegação no nosso País. A Partagence-Portugal, numa parceria iniciada em Julho com a Fundação AIP, já solicitou a sua adesão ao REVITA – Fundo de Apoio às Populações e Áreas Afectadas pelos Incêndios, com quem pretende estabelecer uma colaboração profícua, devendo tornar-se a estrutura de maior referência para o fornecimento de materiais, produtos e equipamentos, totalmente novos, dirigidos essencialmente à reconstrução das habitações dos sinistrados dos incêndios.

Cerca de 300 mil euros em 150 toneladas de produtos e equipamentos pós-urgência começam a chegar a Portugal em 10 camiões. O primeiro camião com material destinado às regiões mais afectadas e já identificadas pela Partagence, chegou à Mealhada na sexta-feira, 13 de Outubro, pelas 11 horas. Produtos e equipamentos, materiais de construção, mobiliário, produtos de conforto e equipamentos novos, avaliados em cerca de 300 mil euros, começaram a chegar às zonas mais carenciadas. A ONG francesa assegura a gestão e logística, acompanha e distribui os bens doados, juntamente com os diferentes actores implicados nesta acção. “É expectável que empresas portuguesas se associem a esta ONG para desenvolver mecanismos e uma cultura de pós-urgência em Portugal, dando corpo à Partagence Portugal”, refere fonte institucional da Fundação AIP.

3 plataformas logísticas

Para esta primeira acção, e para as próximas, serão três as plataformas logísticas que a Partagence vai mobilizar em Portugal de apoio pós-urgência. Uma plataforma central na Mealhada, para as várias situações de catástrofes no País, uma em Tomar e outra em Pedrógão Grande.

Na sequência das devastações que eclodiram em Junho, com os incêndios nas zonas de Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos, a Partagence iniciou de imediato um programa de acção no apoio dirigido às vítimas das regiões mais afectadas em materiais – mobiliário, utensílios para casa, cozinha e WC, entre outros.

A primeira acção desenvolveu-se no terreno, entre os dias 24 e 28 de Junho, com uma deslocação aos locais de uma delegação desta ONG francesa, onde foi recebida por várias autoridades locais e cidadãos envolvidos na resolução das muitas situações resultantes desta catástrofe. Esta partilha de informação e avaliação nos locais permitiu aos membros da delegação ter uma real noção dos prejuízos materiais para perceber a logística necessária e quais as parcerias indispensáveis para a execução de um programa pós-urgência com esta dimensão.

A Partagence escolheu a Fundação AIP para alicerçar uma missão com esta envergadura, pelo facto de esta ter também “um grande envolvimento na área da responsabilidade social, integrando actualmente a Comissão de Acompanhamento da Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações (REDE RSO.pt), em parceria com a Universidade Aberta”, refere a mesma fonte.

Esta parceria nasce igualmente pelo facto de “estar no ADN da Fundação AIP, a par das acções de estímulo à inovação, qualificação, internacionalização, crescimento e competitividade, o desenvolvimento de actividades relacionadas com a sustentabilidade, responsabilidade social e solidariedade. Grande parte destas actividades desenvolvem-se directamente pela Fundação AIP, mas também através dos eventos e iniciativas realizadas pelas suas participadas, FIL – Feira Internacional de Lisboa e CCL – Centro de Congressos de Lisboa, e ainda através de parcerias internacionais relevantes”, acrescenta a Fundação AIP.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ravasqueira Grande Reserva 2014. Espumante do Alentejo já está no mercado

Partilhar              “Paciência de ourives” é a expressão que traduz o empenho na construção do Espumante Ravasqueira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.