Início / Agricultura / ONE Alltech Conference regressa de forma presencial com líderes de opinião e especialistas

ONE Alltech Conference regressa de forma presencial com líderes de opinião e especialistas

A ONE Alltech Conference (ONE) foi inaugurada perante uma audiência presencial na cidade de Lexington, nos Estados Unidos, no dia 23 de Maio, após dois anos em que decorreu de forma virtual. O evento insígnia da Alltech continua a ser uma “referência valiosa para o sector agroalimentar, pois é um local privilegiado de partilha de ideias inovadoras, de inspiração e motivação através de líderes de opinião e especialistas de renome, apresentando conteúdos inigualáveis”, garante a empresa especialista em nutrição das plantas e dos animais

Este ano, a ONE recebeu cerca de 2.000 participantes internacionais no Estado norte-americano do Kentucky, e 5.000 participantes online, oriundos dos cinco continentes.

O primeiro a subir ao palco principal da ONE foi o Mark Lyons, presidente e CEO da Alltech, dando as boas-vindas aos participantes presentes em Lexington e aos participantes virtuais, exortando-os a pensar no que o futuro nos reserva.

“Decorreram quase 1.100 dias desde a última vez que estivemos aqui juntos e desde então ocorreram muitas coisas: distúrbios sociais, uma pandemia global, entre outros acontecimentos”, afirmou Mark Lyons. “O que nos diz tudo isto? E como podemos dar um passo atrás para ver tudo em perspectiva e reflectir no que devemos fazer para avançar?”.

Mark Lyons recebeu, no palco principal da ONE, Heather White (escritora, fundadora e CEO da OneGreenThing), que retractou duas décadas do seu trabalho em defesa do ambiente e de liderança pública não lucrativa no seu livro ‘One green thing: Discover your hidden power to help save the planet’.

Heather White partilhou três passos que nos podem ajudar a tornar a acção pelo clima uma prática diária: primeiro, pense para lá da sua idade e escute. Em segundo lugar, descubra uma função única. E, por último, adopte uma prática quotidiana a favor da sustentabilidade.

Mark Lyons explicou o papel que o sector agroalimentar pode ter para salvar o planeta. “Reduzir não é suficiente, pelo que devemos fazer algo de diferente”, sublinhou. “Estamos convencidos que este sector tem um enorme potencial para ter um impacto positivo no futuro do nosso planeta, ao proporcionar alimentação para todos, ajudar ao desenvolvimento das comunidades rurais e repor os recursos do nosso planeta”.

Nutrição acessível a todos

Outra das conferencistas principais da ONE foi Nikki Putnam Badding (dietista-nutricionista e directora geral da Acutia, Inc.) que falou sobre a enorme importância de tornar a nutrição acessível a todos. “Os efeitos da malnutrição têm um grande impacto”, referiu. “Pelo que devemos questionar-nos: basta alimentar o Mundo ou necessitamos de nos esforçar para proporcionar uma nutrição adequada a todos, recentrando a nossa atenção da segurança alimentar para a segurança nutricional?”.

Já Vaughn Holder, director do grupo de investigação de ruminantes da Alltech, partilhou a sua visão sobre como a produção pecuária pode ser parte da solução para melhorar a sustentabilidade. “Estamos numa posição em que somos o principal sector que captura carbono a nível global e, além disso, o sector mais importante para a produção mundial de alimentos”.

“Ambos os aspectos estão estreitamente ligados. Por isso, estamos numa posição privilegiada para fazer frente ao debate sobre o carbono, e é muito importante que não esqueçamos nenhum dos dois aspectos, já que temos que dar resposta a ambos”, afirmou Vaughn Holder.

Durante a sessão de abertura da ONE, Mark Lyons entregou a Medalha de Excelência da Alltech a Karl Dawson pela sua dedicação na promoção da ciência animal ao longo de uma carreira de mais de cinco décadas. Esta distinção reconhece também o contributo de Dawson como educador, inovador, mentor, cientista e técnico. Karl Dawson é o 31.º galardoado com a Medalha de Excelência da Alltech e foi a primeira pessoa a receber esta distinção pela segunda vez, após ter recebido a primeira em 1992.

Além de assistir às conferências principais do primeiro dia da ONE, os participantes tiveram oportunidade de participar em workshops presenciais e aceder às sessões temáticas sobre os desafios e oportunidades no sector agropecuário, nos negócios, na saúde e bem-estar e no desenvolvimento profissional.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.