Início / Agricultura / Olivum vence prémio de Desenvolvimento Estratégico na World Olive Oil Exhibition

Olivum vence prémio de Desenvolvimento Estratégico na World Olive Oil Exhibition

A Olivum — Associação de Olivicultores e Lagares do Sul, foi distinguida com um prémio na categoria de Reconhecimento de Desenvolvimento Estratégico, no âmbito da 9ª edição do World Olive Oil Exhibition, que decorre até hoje em Madrid.

Na sequência deste prémio, o Alentejo português foi reconhecido como referência internacional em termos de olival moderno.

O olival moderno é responsável por 75% da produção nacional de azeite, com o Alentejo a contribuir com 85% do total produzido em Portugal. O País posiciona-se actualmente como o 8º maior produtor mundial de azeite, com produtividades recorde no Alentejo. Portugal é percentualmente o primeiro pais do Mundo em termos de qualidade, pois 95% de azeite que produz é virgem e virgem extra. Os Estados Unidos da América ocupam o segundo lugar, atingindo os 90%; Espanha e Itália aparecem em terceiro, com apenas 70%.

Este prémio “recompensa o projecto de desenvolvimento estratégico da Olivum, em representação dos seus associados, em prol da excelência da produção de azeitona e do azeite produzido nos mais modernos lagares. O objectivo é valorizar as empresas, projectos e produtos que, por meio das suas acções e proposta, contribuam para a melhoria e desenvolvimento do sector”, refere uma nota de imprensa da Associação.

A Exposição Mundial do Azeite é organizada pela Pomona Keeper e pela IFEMA Madrid, entidades que visam desenvolver o sector oleícola a nível mundial.

A Olivum verticalizou a sua operação e passou a ser a maior associação de olivicultores e lagares do país, com 43 mil hectares de exploração agrícola, 100 associados, 300 explorações e 15 lagares.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Açores Bio associa-se à Feira Agrícola 2022

Partilhar              O 2º Fórum da Agro-pecuária Biológica – Açores Bio 22 – associou-se à Feira Agrícola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.