Início / Agricultura / Olivum: sector da olivicultura “está a tornar-se ainda mais moderno, tecnológico e sustentável”

Olivum: sector da olivicultura “está a tornar-se ainda mais moderno, tecnológico e sustentável”

“O sector continua a transformar-se. Está a tornar-se ainda mais moderno, tecnológico e sustentável. Mas para que seja possível acompanhar essas mudanças e estabelecer padrões elevados do sector é fundamental reforçar a inovação, cooperação e resiliência por forma a enfrentar os desafios em constante evolução no sector”. As frases são do presidente da Olivum — Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, Pedro Lopes.

Aquele responsável falava na abertura dSeminário “Novos desafios para a olivicultura nacional”, organizado pela Olivum e a Consulai – Consultadoria Agro-Industrial, ontem, 6 de Setembro, no âmbito da AgroGlobal 2023, a principal feira agrícola ibérica voltada para profissionais, que ocorre de 5 a 7 de Setembro de 2023 no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.

Pedro Lopes enfatizou a importância da olivicultura em Portugal e delineou os desafios e oportunidades que os profissionais enfrentam actualmente, segundo nota de imprensa da Associação.

Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo

O primeiro painel de discussão foi lançado por Gonçalo Moreira, coordenador do Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo (PSAA), que sublinhou a importância deste projecto pioneiro a nível mundial, promovido pela Olivum, em parceria com a Universidade de Évora.

Nesta intervenção, o responsável apresentou reflexões valiosas sobre a sustentabilidade no olival, destacando a importância de práticas agrícolas responsáveis e o seu impacto positivo na produção de azeite. “O PSAA está já na sua segunda fase e os resultados não podiam ser mais animadores. Falamos de uma ferramenta que irá capacitar os produtores e fortalecer a posição de Portugal como líder mundial na produção de azeite de qualidade, combinando tradição, inovação e sustentabilidade”, referiu Gonçalo Moreira.

Olivoturismo

O olivoturismo também esteve em análise, no segundo painel de discussão, enquanto um dos grandes desafios do sector. “Portugal tem um clima único para a produção de azeite. Este nicho de turismo é uma excelente oportunidade para demonstrar práticas sustentáveis que aliam os conceitos de modernidade, património, criatividade e tradição”, acrescentou Pedro Lopes.

A participação da Olivum na AgroGlobal “reflecte o compromisso da Associação em apoiar e promover, de forma contínua, a olivicultura sustentável em Portugal. A associação continua a ser uma voz influente no sector e a colaborar activamente com profissionais agrícolas para enfrentar os desafios e oportunidades em constante mudança”, acrescenta a mesma nota.

Pode ver ou rever o vídeo do Seminário “Novos desafios para a olivicultura nacional” aqui.

Olivum

Com 10 anos de história, a Olivum — Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal visa defender e representar os olivicultores junto das entidades oficiais e outras associações e confederações, a nível nacional e internacional. Com a missão de identificar os desafios e oportunidades do sector, tem a missão de potenciar a integração entre a investigação, produção e a indústria. Fomentar o conhecimento dos principais aspectos da produção olivícola em Portugal, em especial do olival moderno de regadio, é um dos porta estandarte da associação que pretende ser um interlocutor qualificado e representativo na defesa dos interesses do sector.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CNA diz que Montenegro confirma extinção das DRAP e exige “esclarecimento cabal do Governo”

Partilhar              A direcção da CNA — Confederação Nacional da Agricultura considera que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.