Início / Agricultura / Olivum aplaude possibilidade de reconversão cultural nas áreas com fornecimento de água a título precário

Olivum aplaude possibilidade de reconversão cultural nas áreas com fornecimento de água a título precário

A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, faz “uma avaliação positiva” do despacho emitido pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que prevê a “possibilidade de reconversão de culturas permanentes nas áreas regadas a título precário”.

“Este é um desenvolvimento particularmente relevante para a Associação e para o sector olivícola, uma vez que permite a reconversão de olivais menos produtivos para formas de condução mais eficientes com a mesma dotação de água, já que é uma cultura com reduzidas necessidades hídricas”, refere uma nota de imprensa da Olivum.

E adianta que esta decisão, contemplada no despacho emitido pelo Ministério da Agricultura, “resulta também do trabalho que a Olivum desenvolveu junto da tutela e da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), com quem a associação reuniu em diversas ocasiões”.

A Olivum felicita ainda a decisão do Governo de “reforçar a dotação de água no perímetro de rega do Alqueva para fazer face à situação de seca que a região atravessa”.

A Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal garante que “irá continuar a acompanhar este tema e a desenvolver as suas diligências junto das entidades competentes para garantir a boa aplicação da medida, bem como para prosseguir o seu trabalho em defesa dos interesses do sector olivícola”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende 9 toneladas de carne imprópria para consumo em entreposto ilegal no distrito de Évora

Partilhar              A ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica procedeu ao desmantelamento e suspensão total …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.