Início / Agricultura / Olimaker lança micro-lagar. Tecnologia permite analisar qualidade do azeite em 20 minutos

Olimaker lança micro-lagar. Tecnologia permite analisar qualidade do azeite em 20 minutos

A empresa espanhola Olimaker prepara-se para lançar, já no Outono de 2021, um micro-lagar que permite analisar o potencial de qualidade do azeite. Esta tecnologia permite aos olivicultores integrarem numa única máquina os processos de trituração, mistura e centrifugação. A análise automática leva apenas 20 minutos e requer apenas 3 kg de azeitonas.

O equipamento da empresa de Granada, baptizado com o nome Olimaker Professional, aguarda certificação CE para a sua comercialização na União Europeia e foi apresentado na última edição da Expoliva — Feria Internacional del Aceite de Oliva Virgen Extra e Industrias Afines, em Jaén.

Segundo a empresa, que tem em curso a angariação de 687.500 euros na plataforma de crowfunding Fellow Funders, realça que a sua vantagem competitiva reside na tecnologia, que permite integrar três processos num só equipamento, encurtando para 20 minutos o tempos de produção de azeite com a máxima qualidade.

Por outro lado, o tamanho do Olimaker Professional é equivalente ao de uma fotocopiadora doméstica, permitindo o seu transporte em qualquer veículo, o que “permite aos olivicultores deslocarem-se com ela pelo seu próprio olival, testar as propriedades organolépticas do azeite e experimentar com distintas funcionalidades e tempos de trituração, mistura e centrifugação, até determinar o momento óptimo da apanha da azeitona, articulando e complementando o rendimento com a sua qualidade”.

Refira-se que a máquina foi desenhada tendo em conta critérios ambientais e ecológicos, pelo que não utiliza água e a limpeza dos resíduos realiza-se manualmente.

Preço: 11.000 euros

O preço do Olimaker Professional MC3 1.0 situa-se em cerca de 11.000 euros, apesar de actualmente estar a ser comercializado com um preço de desconto de, aproximadamente, 8.000 euros.

Além desta máquina, a pequena e média empresa de Granada está a desenvolver o Olimaker Home MC1 1.0, um micro-lagar de uso doméstico, mais simples e de menor tamanho, que permitirá aos particulares criar o seu próprio azeite em casa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suínos, ruminantes e aves de produção em debate nas II Jornadas Técnicas Vetlima

Partilhar              As II Jornadas Técnicas Vetlima realizam-se nos dias 2, 3, 6 e 7 de Junho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.