Os produtores de cavalos portugueses têm mais um mercado de exportação. É oficial. Portugal já pode exportar sémen de cavalo para a Argentina.
Demonstrado que foi em Novembro de 2017 o interesse de Portugal nesta exportação, explica fonte da DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária que foi efectuado contacto junto dos Serviços Veterinários Oficiais da Argentina, no sentido de obter a indicação dos requisitos sanitários aplicáveis.
Certificação sanitária
Recebida que foi a informação, foi elaborada a respectiva certificação sanitária, que obteve no final de janeiro de 2018 a aprovação daquele país.
Está assim aberta a possibilidade de exportação de sémen de cavalo para a Argentina a partir de Portugal, sendo as Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA) os Serviços responsáveis pela emissão dos respectivos certificados sanitários oficiais.
Agricultura e Mar Actual
Portugal vai poder exportar o semen de cavalos!
Não tardará muito, e os produtores de cavalos, especialmente o “Lusitano”, vão-se queixar da baixa de exportação da raça Lusitana.
Exportar, tudo bem. Mas, preservar o que temos de bom.
E para o Brasil também já pode?…
Boa tarde Elton, não sabemos
Carlos