Início / Agricultura / OE 2025. Estatuto de Agricultura Familiar mantém apoio de 10 cêntimos por litro ao gasóleo colorido

OE 2025. Estatuto de Agricultura Familiar mantém apoio de 10 cêntimos por litro ao gasóleo colorido

A proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE 2025), mantém os valores do apoio a agricultores, aquicultores e pescadores no que diz respeito ao gasóleo colorido e marcado iguais aos de 2024.

Assim, a proposta é de que os pequenos agricultores, os detentores do estatuto de agricultura familiar, os pequenos aquicultores e a pequena pesca artesanal e costeira, que utilizem gasóleo colorido e marcado com um consumo anual até 2.000 litros, têm direito a um subsídio de 0,06 euros por litro daquele combustível utilizado na respectiva actividade, a conceder pelas áreas governativas da agricultura e da alimentação.

Mas, o subsídio “é acrescido de € 0,04 por litro para os pequenos agricultores detentores de Estatuto de Agricultura Familiar”, adianta o documento.

Por outro lado, no ano de 2025, o gasóleo colorido e marcado pode ainda ser consumido por veículos utilizados pelas equipas de sapadores florestais integradas no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Refira-se que o gasóleo colorido e marcado, vulgarmente conhecido por gasóleo verde ou por gasóleo agrícola, é o gasóleo que pode ser adquirido com redução ou isenção total do imposto especial de consumo no momento do abastecimento.

O benefício do gasóleo colorido e marcado, consiste na redução ou isenção do imposto especial de consumo, tributado no preço de venda ao público, do gasóleo adquirido para a execução de determinadas actividades económicas. Desde o início da década de 90 do século passado, que o acesso a este benefício faz-se através da utilização do cartão de gasóleo verde.

Pode ler a proposta de Orçamento do Estado para 2025 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.