OE 2021. PSD Açores exige “solução política” para cortes no POSEI na Região

O deputado do PSD Açores na Assembleia da República António Ventura exigiu hoje, 10 de Novembro, do Governo uma “solução política” que compense a Região pelos cortes propostos pela Comissão Europeia no programa POSEI.

“Existe já um défice de 10 milhões de euros no POSEI e a Comissão Europeia pretende fazer um corte adicional de 3,9%. Há um compromisso do primeiro-ministro, desde 2016, de criação de um envelope financeiro adicional, no âmbito do POSEI. Este compromisso do Governo da República tem de ser cumprido”, afirmou o parlamentar social-democrata açoriano.

Audição à ministra da Agricultura 

António Ventura, que falava numa audição à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, no âmbito do debate na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021), salientou que, face ao compromisso do primeiro-ministro em relação ao POSEI, “exige-se uma solução política para o problema”.

“O OE 2021 vai prever a ajuda necessária, através de um envelope financeiro complementar para o POSEI? Ou vai ser criado um programa adicional? O que não pode acontecer é não haver uma ajuda da República aos Açores, pois há um compromisso do primeiro-ministro nesse sentido”, sublinhou o deputado.

De acordo com o deputado social-democrata, “é urgente que se tome uma posição firme, face ao que pode vir a ser um cenário muito difícil para todos os produtores agrícolas dos Açores”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.