A Ocean Alive celebra no próximo dia 30 de Abril, em Tróia, a distinção com o prémio europeu Natura 2000, edição de 2024, que lhe foi atribuída pela Comissão Europeia, como o melhor projecto na categoria de Conservação Marinha nos sítios da Rede Natura 2000 da Europa.
O prémio reconhece o trabalho desenvolvido por esta Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) na conservação e recuperação de pradarias de ervas marinhas e sapais, no Sítio Estuário do Sado da Rede Natura 2000.
A Ocean Alive recuperou 933 m² de área de pradarias, evitou a perda de 437 m² de pradarias e removeu 25.985 kg de lixo dos sapais, envolvendo uma ampla e diversa comunidade, campanhas de sensibilização, educação, monitorização científica e restauro. Para além destes impactos directos nos habitats marinhos, a Ocean Alive promoveu também uma abordagem inovadora: o envolvimento activo das pescadoras locais no mapeamento das pradarias marinhas, como parte de uma estratégia para criar novas profissões, valorizando a sua sabedoria e história de vida, e proporcionando-lhes um rendimento complementar à pesca, refere uma nota de imprensa da Organização.
A cerimónia contará com a presença do Director-geral para a Biodiversidade da Comissão Europeia, Humberto Rosa, reunirá entidades decisoras, comunidade científica, comunidade local e terá visibilidade a nível europeu.
Este evento comemora também, o 10º aniversário da Ocean Alive. Nesta cerimónia, em alinhamento com a mobilização da UNOC 3 – Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos 2025 -, a Ocean Alive fará um apelo aos participantes para apoiar a recomendação ao governo para a valorização dos serviços de ecossistema das pradarias marinhas nos processos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), independentemente da localização das pradarias ser em zona protegida.
Recomenda ainda, a inclusão da pradaria marinha da Ponta do Adoxe, localizada em Tróia (local do nosso encontro), na Rede Natura 2000, por esta pradaria ser um valioso banco de sementes da planta Zostera marina, espécie vulnerável em Portugal que faz parte de habitats prioritários para a conservação da biodiversidade na Europa e cujas pradarias temos vindo a perder.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
