Início / Agricultura / Obras do Matadouro do Faial concluídas no final do primeiro semestre de 2018

Obras do Matadouro do Faial concluídas no final do primeiro semestre de 2018

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores afirmou que as obras do novo Matadouro do Faial, orçadas em 4,8 milhões de euros, ficarão concluídas no final do primeiro semestre de 2018, dotando esta ilha com uma infra-estrutura moderna e determinante para o desenvolvimento económico e coesão social, bem como para a criação de emprego e riqueza no sector agropecuário.

“A expectativa do Governo é que a obra de construção do novo Matadouro do Faial esteja concluída no primeiro semestre de 2018”, afirmou João Ponte, que falava na assinatura do contrato para o fornecimento e instalação de equipamentos de frio nesta infra-estrutura, no valor de 440 mil euros.

O matadouro ficará com uma capacidade de frio para cerca de 150 carcaças, em virtude das novas câmaras de refrigeração que serão adquiridas e instaladas.

Relativamente às obras de construção civil, que se encontram em fase final de conclusão, incluem sala de desmancha, gabinetes, zona de lavagem e higienização e lavandaria, entre outros, num investimento de 4,4 milhões de euros.

Abate de 15 bovinos por hora

O Matadouro do Faial, com uma área coberta de 2.630 metros quadrados, terá uma capacidade de abate de 15 bovinos por hora e de corte, desmancha e embalamento de 10 bovinos por dia.

A nova unidade de abate é um matadouro de média dimensão, polivalente, contemplando todos os requisitos para que se cumpram integralmente as exigências tecnológicas, higio-sanitárias e ambientais legalmente impostas, salvaguardando-se assim a qualidade da carne e a saúde dos consumidores e do público em geral.

João Ponte adiantou que a empresa Frincor, que venceu o concurso para a instalação e fornecimento de equipamentos de frio, terá cinco meses, após o visto do Tribunal de Contas, para executar o contrato.

O sector da carne bovina tem registado um crescimento assinalável na ilha do Faial, tendo o número de animais abatidos crescido 40% de 2015 para 2016, enquanto a exportação de animais em carcaça aumentou 164% no mesmo período. Nos primeiros 10 meses de 2017, o abate de bovinos no Matadouro do Faial cresceu 11,5%, comparativamente ao período homologo de 2016.

Além da construção de novos matadouros no Faial e na Graciosa, João Ponte salientou que decorrem nos Açores as empreitadas de ampliação dos matadouros da Terceira e São Miguel, representando, no total, um investimento de 15 milhões de euros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.