Início / Agricultura / O aroma do Douro está no novo Azeite da Quinta do Portal

O aroma do Douro está no novo Azeite da Quinta do Portal

Os solos xistosos do Douro são o berço das oliveiras de onde a Quinta do Portal extraiu o novo Azeite Virgem Extra Premium, um produto de qualidade superior, obtido a partir de azeitonas provenientes dos tradicionais olivais de bordadura das quatro quintas onde nascem as uvas que dão origem aos afamados vinhos de uma das marcas de referência da região duriense.

Este produto chega agora ao mercado com uma imagem completamente renovada e um preço de venda ao público de 12,95€.

Certificação biológica na calha

O azeite já faz parte do projecto de exploração agrícola da Quinta do Portal, que em 2017 iniciou duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e uma outra em sistema contínuo. Estas novas plantações juntam-se, assim, a um outro olival já em produção e nos quais a produtora pretende obter uma certificação biológica, atestando desta forma a pureza e qualidade do azeite.

Visto como um sério complemento ao vinho para uma saudável dieta mediterrânica, este Azeite Virgem Extra Premium da Quinta do Portal apresenta uma acidez de 0,14%, sendo obtido a partir das variedades Madural (40%), Cordovil (30%), Verdeal (20%) e Cobrançosa (10%). Para a produção de um litro de azeite, são necessários 7,3 quilos de azeitona.

Complexo, fresco e bastante frutado

O Azeite Virgem Extra Premium da Quinta do Portal é complexo, fresco, harmonioso e bastante frutado de azeitonas fundamentalmente verdes.

Apresenta notas marcadas de folha verde, ligeiramente amargo e picante, persistente na boca, com um final acentuado de frutos secos, nomeadamente amêndoas e nozes.

A Quinta do Portal é uma empresa que se dedica desde 1990 à produção de vinhos generosos e de mesa de elevada qualidade. Situada em Sabrosa, porta de entrada para a majestosa paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade, a Quinta do Portal desenvolveu uma política de internacionalização com participação regular nos maiores certames da especialidade, onde a qualidade dos seus vinhos e adega têm sido premiadas.

O enoturismo é outra das apostas da quinta, com a unidade hoteleira da Casa das Pipas e a já célebre adega gizada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, a constituírem pólos de atracção na paisagem do Douro.

Ficha Técnica

Classificação:
Azeite Virgem Extra Premium

Variedades: Madural (40%); Cordovil (30%); Verdeal (20%); Cobrançosa (10%).

Acidez: 0,14%

Olivais: Olival tradicional em bordadura em regime de produção integrada.

Solo: Xistoso

Método de Colheita: Mecânico

Processo Produtivo: Extracção a frio

Rendimento: 7,3kg de azeitona para obter 1L de azeite.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.