Início / Agricultura / Nuno Russo: “temos de apostar numa agricultura alicerçada na investigação e na inovação”

Nuno Russo: “temos de apostar numa agricultura alicerçada na investigação e na inovação”

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, esteve hoje, 2 de Dezembro, na cerimónia de entrega do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola. Uma iniciativa que vai já na 6.ª edição e premeia todos aqueles que fazem do empreendedorismo e da inovação dois princípios basilares para o seu trabalho.

Conheça os vencedores aqui.

“Dois princípios que também nós, na agricultura, queremos manter presentes na realização de um trabalho com os olhos postos no futuro, mas que começa no presente e agora”, começou por dizer o membro do governo durante a sua intervenção, avançando que os Centros de Competência são um dos “motores” para afirmar “um dos nossos grandes objectivos: a construção partilhada de conhecimento e o alinhamento estratégico das actividades, através da definição de uma agenda de investigação e inovação. É de salientar esta vontade e esta capacidade de empresas, produtores e entidades ligadas à investigação se agregaram e unirem esforços, numa parceria tendo em vista a inovação”.

PEI-AGRI

O secretário de Estado fez questão de lembrar a Parceria Europeia de Inovação para a Competitividade e Sustentabilidade da Agricultura (PEI-AGRI) “que tem por objectivo fomentar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura, numa abordagem integrada entre a comunidade científica e a prática agrícola, de modo a actividade mais com menos recursos e se desenrole em harmonia com o ambiente. Este será o caminho que continuará a ser seguido no próximo período de programação da Política Agrícola Comum”.

Nuno Russo destacou a luta constante pela sustentabilidade ambiental, económica e social: “temos de apostar numa agricultura alicerçada na investigação, na tecnologia e na inovação. Este será um caminho em que haverá espaço e oportunidade para a interrogação, para a experimentação, para a busca de mais e melhores alternativas, com mais e melhor conhecimento aplicado à Agricultura. A nossa capacidade de encarar o desafio das alterações climáticas, e não só, passa por esta nossa capacidade de inovar, a capacidade de nos adaptarmos e de encontrarmos novas respostas”.

“A agricultura nacional não ficou à espera e já embarcou nesta viagem que é a digitalização. O nosso País é responsável por produtos únicos. Aqui, o empreendedorismo, a inovação, a tecnologia, o conhecimento e a digitalização serão factores cruciais no reforço da competitividade, na valorização sustentável dos nossos recursos e na melhoria das condições de vida da população, nomeadamente pela criação de emprego”, sustentou Nuno Russo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.