Início / Agricultura / Nuno Russo: sector das plantas e flores é importante e “tem neste Ministério um parceiro”

Nuno Russo: sector das plantas e flores é importante e “tem neste Ministério um parceiro”

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, esteve, hoje, 29 de Janeiro, presente na IPM Essen 2020 (Feira Internacional de Plantas e Flores), que se realizou na Alemanha.

A Portugal Fresh fez representar o País pela quarta vez consecutiva com quatro empresas portuguesas da região  Sul. Nuno Russo destacou, durante a sua intervenção num jantar empresarial, que é preciso “continuar a levar a marca Portugal além-fronteiras, por todos aqueles que apostam na nossa agricultura e dão mais voz aos nossos produtos, tão únicos e donos de uma qualidade que se destaca e os distingue”.

Sector está a crescer

O secretário de Estado revelou que “a produção de plantas e flores é um sector importante e que tem crescido em termos de valor de produção. Em 2018, atingiu os 600 milhões de euros, correspondente a 7,6% da produção agrícola. Estes valores surgem numa dinâmica muito positiva, com uma taxa de crescimento médio anual de 6,3% do valor da produção”.

Nuno Russo adiantou ainda que “este sector é também um grande empregador, absorvendo o equivalente a mais de 3.700 unidades de trabalho a tempo inteiro e, muito relevante, quase 80% corresponde a trabalho assalariado, sendo que, deste, a maioria é permanente. Sim, as vossas empresas são bons exemplos da criação de riqueza e de postos de trabalho”.

Exportações a crescerem 10%

De referir que as exportações têm acompanhado este crescimento. A taxa de crescimento médio anual das exportações de dois dígitos, 10%, é muito positiva e corrobora o reconhecimento internacional dos produtos e dos produtores portugueses.

“Apesar dos bons números, sabemos que ainda muito pode ser feito em prol de ainda mais crescimento. Num mercado que é cada vez mais global, são muitas as oportunidades, mas também são muitos os desafios. E a verdade é que Portugal tem condições edafoclimáticas favoráveis que permitem exercer a actividade de forma competitiva, seja ao ar livre ou em estufa, com a alta rentabilidade já demonstrada”, sustentou Nuno Russo.

O secretário de Estado concluiu que o objectivo é continuar a trabalhar neste sentido: “Queremos agarrar essas oportunidades e, assim, superar os desafios. Procuraremos estar presentes, estar próximos. Aliás, digo aqui, perante todos vós: têm, no Ministério da Agricultura, um parceiro, sempre disponível para ouvir, debater e cooperar”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.