Início / Agricultura / Nuno Russo apela à reflexão, decisão e acção para desenvolver territórios de baixa densidade

Nuno Russo apela à reflexão, decisão e acção para desenvolver territórios de baixa densidade

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, marcou presença nas Jornadas do Mundo Rural 2020, em Alcoutim, Faro.

Nuno Russo começou por destacar que “é apostando nestes territórios e apoiando a agricultura, designadamente a pequena agricultura, a agricultura familiar e a agricultura biológica, estaremos a contribuir para um desenvolvimento coeso do território, um desenvolvimento que envolverá outros sectores como a restauração, o turismo, o artesanato e a cultura e que será capaz de convocar as pessoas e de as envolver na construção de soluções e projectos”.

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural desafia assim, a que todos tenham a “capacidade de reflexão, decisão e de acção”.

Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação

“Acção que teve um bom impulso com a criação do Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação (CCDesert), com sede em Alcoutim, e o seu princípio de transferência de conhecimento, investigação, formação, capacitação e divulgação, com objectivos bem definidos no Compromisso para a Investigação e Inovação. Acção que tem um bom exemplo com a criação da Rede Alimentar Local de Mértola e o fomento das cadeias curtas para acrescentar valor aos produtos endógenos e criar boas práticas de produção e consumo nas comunidades locais”.

“Reforçar, simplificar e agilizar todas as ferramentas já disponíveis para os agricultores, produtores, entidades públicas e privadas faz para da nossa acção diária, seja no âmbito dos programas e projectos já referidos ou seja ainda em iniciativas como o Jovem Empresário Rural e o Estatuto da Agricultura Familiar, sendo essencial que todos os recursos sejam efectivamente disponibilizados às pessoas que nos territórios fazem a diferença entre o envolvimento e o despovoamento.”, avançou Nuno Russo.

Para o secretário de Estado “sustentabilidade, competitividade e inovação são então três conceitos chave que norteiam a nossa acção no Ministério da Agricultura. Acreditamos que estes são também ingredientes fundamentais na resposta a estes desafios, na procura de um crescimento duradouro e que abranja todo o território”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ordem dos Médicos Veterinários defende criação do assistente social para combater abandono de animais

Partilhar              A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) assinala o Dia Internacional do Animal Abandonado que se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.