Início / Agenda / Núcleo de Braga da Quercus faz Oficina de Técnicas de Enxertia

Núcleo de Braga da Quercus faz Oficina de Técnicas de Enxertia

O Núcleo de Braga da Quercus pretende organizar uma pequena formação, em especial sobre o método de enxertia, a levar a cabo na Quinta Pedagógica de Real, em Braga, no sábado, 7 de Julho de 2018, das 10 às 12h30 e das 14 às 17h30.

O curso de Técnicas de Enxertia pretende dar aos formandos conhecimentos teóricos e práticos sobre algumas das principais técnicas de enxertia, com particular incidência sobre as técnicas relacionadas com as principais espécies de árvores de fruto.

Os objectivos principais desta acção passam por divulgar algumas noções básicas de fisiologia de plantas; divulgar as ferramentas mais adequadas a utilizar; tratar da importância da selecção de porta enxertos e compatibilidades; e dar a conhecer algumas técnicas de enxertia.

A enxertia

Explicam os responsáveis pelo curso que a grande maioria das plantas que vemos na natureza existe há milhares de anos, a maioria delas surgiu mesmo antes dos seres humanos e a falta destes nunca foi um impedimento à sua multiplicação.

Todas estas plantas, que observamos na natureza, se multiplicam de forma mais ou menos simples e autónoma. Se assim é, porque é que nós, humanos, insistimos em fazer enxertias, alporquias ou estacarias?

“É muito simples, a maioria das espécies que conhecemos multiplica-se por semente, não garantindo as características varietais das novas plantas. Quando se trata de espécies cujo objectivo é a produção agrícola é essencial garantir essas características, de forma a obtermos a produção/qualidade desejada”, acrescenta a Quercus.

Multiplicação das plantas

Esta garantia varietal é obtida através da multiplicação dessas plantas por outras vias que não a seminal, nomeadamente a estacaria, a alporquia, a enxertia, a mergulhia e outros métodos mais avançados como a multiplicação in vitro.

De todos os métodos disponíveis um dos mais utilizados em fruticultura é a enxertia, que pode ser efectuada de diversas formas e em distintas épocas do ano. Sendo operações que requerem algum conhecimento e prática, para uma execução bem-sucedida.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas online aqui. Mais informações através do telemóvel 927 986 133 ou através do email braga@quercus.pt, — protegido contra piratas. Necessita activar o JavaScript para o visualizar.

A taxa de inscrição é de 19€ para sócios e de 24€ para não sócios. A actividade só se realizará se tiver no mínimo 10 inscritos.

Programa

1. Introdução
2. Noções básicas de fisiologia de plantas
3. Porta enxertos e compatibilidades
4. Algumas técnicas enxertia
5. Outras técnicas
6. Conclusão

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

A 3 semanas do evento. Feira de Emprego e Carreiras Azuis tem mais de 3.200 visitantes confirmados

Partilhar              A Feira de Emprego e Carreiras Azuis realiza-se dia 7 de Março 2024, no Centro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.