Noz ajuda a reduzir risco de doenças cardíacas e cancro

Consumir uma mão cheia de nozes por dia reduz o risco de doenças cardíacas em quase 30%, o risco de cancro em 15% e o risco de sofrer morte prematura em 22%. Estes são os resultados dos estudos da American Chemical Society.

Investigações publicadas nos últimos dez anos, lideradas, entre outros, por investigadores da Universidade da Pensilvânia, afirmam que as nozes são benéficas para o esqueleto, reduzindo a rotura dos ossos. Este efeito benéfico deve-se ao alto conteúdo de ácido alfa-linolénico (ALA), o ácido gordo omega-3.

“Evita-se a osteoporose e as fracturas comendo uma mão de nozes por dia”, diz Andrés Rodríguez, director executivo da Chilean Walnut Commission, que realça que além de melhorar a saúde dos ossos, a noz oferece um alto conteúdo de antioxidantes, diminui os riscos cardíacos, ajuda a combater a diabetes e contribui para as capacidades motoras e cognitivas do cérebro, segundo avança o Portalfruticola.com.

20 gramas por dia

Uma nota de 2016 da American Chemical Society, com base em 29 estudos envolvendo 819.000 pessoas, revela que 20 gramas de nozes por dia pode reduzir o risco daquelas doenças.

Outras investigações sugerem que comer nozes todos os dias em vez de hidrocarbomatos pode ajudar a controlar a diabetes tipo 2.

Este fruto, por ser rico em vitaminas do grupo B, que ajudam a combater a fadiga e o stress, é também aconselhado a desportistas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.