A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro deu início a um novo ciclo de liderança para o quadriénio 2025–2028, com a cerimónia de tomada de posse dos seus órgãos sociais — com maior representatividade empresarial —, realizada na Incubadora Industrial de Castelo Branco. A cerimónia contou com a presença de diversos representantes institucionais, parceiros do sector agroindustrial e convidados de honra.
A sessão de abertura foi conduzida por António Trigueiros de Aragão, presidente da Assembleia Geral cessante e eleito, e administrador das Fábricas Lusitanas. A Câmara Municipal de Castelo Branco mantém-se na presidência da Associação, com a vereadora Patrícia Coelho a renovar o seu mandato como presidente da direcção.
Este momento simbólico “reforça o compromisso da InovCluster com o desenvolvimento sustentável, competitividade, inovação e a cooperação no tecido empresarial da Região Centro”, refere uma nota de imprensa da Associação. A cerimónia destacou a “importância do reforço da colaboração estratégica entre empresas e instituições, pilares fundamentais para a consolidação de um ecossistema económico dinâmico e resiliente”.
Durante a cerimónia, registaram-se diversos momentos de destaque, entre os quais a intervenção da presidente da direcção, Patrícia Coelho, que reforçou os três grandes eixos estratégicos da InovCluster para este mandato: Competitividade e Inovação, Internacionalização e Cooperação Europeia, Sustentabilidade, Valorização Territorial e Produtos Endógenos.
“A InovCluster existe para servir, ouvir, apoiar, representar e projectar os seus associados. Este novo ciclo será orientado para a acção e para a ambição, com foco claro na valorização do sector agroalimentar, na ligação ao território e na afirmação nacional e internacional do nosso trabalho colectivo,” afirmou a presidente da direcção.
Este novo mandato apresenta um “reforço significativo da representatividade empresarial nos órgãos sociais da Associação, espelhando a crescente ligação da InovCluster ao tecido económico regional”, realça a mesma nota.
A cerimónia contou ainda com a intervenção de convidados de honra, nomeadamente, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Vale, director da Direcção de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI, e Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) que sublinhou a importância do trabalho da InovCluster para colmatar algumas das fragilidades estruturais da região.
“Temos feito, ao nível da Região Centro, vários diagnósticos daquilo que tem de mais frágil. Há duas que aparecem sempre. A frágil e deficiente transferência de conhecimento entre empresas e instituições de ensino superior é uma fragilidade que estamos permanentemente a colmatar”, afirmou Isabel Damasceno.
CRInove
A presidente da CCDRC anunciou também ter sido recentemente criado o CRInove, um catalisador regional de inovação com o objectivo de aproximar o sistema científico e tecnológico das empresas. Sublinhou ainda outro desafio estrutural: “apesar de os números terem evoluído, a questão da internacionalização continua a ser uma fragilidade. E porque é que falo destas? Porque entendo que os clusters têm aqui um papel muito importante no combate a estas fragilidades”.
Isabel Damasceno deixou ainda uma nota de reconhecimento pelo trabalho da InovCluster. “É com todo o gosto que aqui estou e entendam esta presença como um agradecimento ao trabalho que a InovCluster tem feito ao serviço da Região Centro” .
Actualmente, a InovCluster tem em curso 7 projectos activos, 9 candidaturas em fase de aprovação e integra ainda um consórcio europeu GATE 5.0 – Green and Digital Transitions for a Sustainable European Agrifood Ecosystem, um dos 8 projectos aprovados pela Comissão Europeia no âmbito dos Euroclusters, com financiamento superior a 2 milhões de euros. Este projecto europeu permitirá financiar empresas no âmbito da agricultura 5.0, reforçando o posicionamento da InovCluster no ecossistema de inovação europeu.
Durante a cerimónia, foi também destacada a liderança da InovCluster na Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE “Queijos do Centro de Portugal”, um projecto que visa reposicionar os queijos DOP da região Centro como produtos autênticos, sustentáveis e diferenciadores, reforçando a ligação entre território, produto e identidade regional.

Órgãos Sociais InovCluster | Mandato 2025-2028
Para o quadriénio 2025-2028, a direcção da InovCluster será presidida por Patrícia Coelho, em representação da Câmara Municipal de Castelo Branco, contando com João Vilela, da Maria Dias, Lda., e Dina Bastos, da OLIVIL – Azeitonas e Derivados, como vice-presidentes.
João Pedro Lourenço, da A. Pires Lourenço & Filhos e Gonçalo Santos, da Prisca – Alimentação assumem funções como vogais.
O Conselho Fiscal será presidido por Joaquim Braz, da Centauro – Trocadores de Calor, contando com João Carlos Leitão, da Universidade da Beira Interior, como vogal, e com a sociedade Rosa Lopes, Gonçalves Mendes & Associados, SROC, como Revisor Oficial de Contas.
A Assembleia Geral será liderada por António Trigueiros de Aragão, das Fábricas Lusitana, tendo como 1.º secretário António Fernandes, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e como 2.º secretário Nuno Mendonça, da Universidade de Coimbra.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
