Início / Agricultura / Novo projecto Horizonte Europa Attractiss para impulsionar inovação na agricultura já arrancou

Novo projecto Horizonte Europa Attractiss para impulsionar inovação na agricultura já arrancou

O novo projecto Horizonte Europa Attractiss – AcTivate and TRigger ACTors to deepen the function of Innovation Support Services já arrancou. Com início a 1 de Outubro de 2022 e duração de 6 anos, é liderado pela Wirtschaftsagentur Burgenland GmbH (WAB) e conta com um consórcio de 17 parceiros de 13 países europeus, entre os quais a Consulai – Consultadoria Agro-Industrial, representante de Portugal.

O objectivo geral do projecto consiste em melhorar e incorporar competências, abordagens, instrumentos e modelos de governação do Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS) dos Estados-membros. Em particular, pretende impulsionar os Serviços de Apoio à Inovação (SAIs), enquanto parte integral do AKIS, capacitando associações agrícolas e silvícolas, consultoras, empresas do sector privado, prestadores de serviço, direcções nacionais e regionais e entidades de investigação e educação. O SAI tem como objectivo a transformação e concretização de ideias inovadoras individuais em soluções que permitam a transição para um sector agrícola e florestal mais sustentável.

O projecto Attractiss pretende atingir estes objectivos através da criação de uma rede de SAI à escala da UE que permita a ligação, o desenvolvimento da compreensão mútua, visão e capacidades comuns, no âmbito dos diferentes AKIS.

Isto irá conduzir, em última análise, ao desenvolvimento de um ecossistema a favor de Abordagens Multi-Actor (AMA) e de projectos inovadores, aproveitando e dando continuidade a iniciativas inovadoras prévias, impulsionando as melhores práticas e alargando a rede. Esta metodologia permitirá também o diálogo institucional entre SAI e Autoridades de Gestão, podendo conduzir a intervenções direccionadas da Política Agrícola Comum (PAC) para a integração de SAI no AKIS.

A Consulai, o único parceiro português deste projecto, é responsável pela coordenação do pacote de trabalho dedicado à comunicação, disseminação e exploração, que visa promover a interacção com todos os intervenientes do projecto para assegurar a partilha e transferência de conhecimento através de uma comunicação e disseminação focada, e subsequente exploração dos resultados do projecto a nível nacional e europeu.

Nos últimos 20 anos, a Consulai desenvolveu diversos projectos e estudos de inovação em várias áreas, apoiando os agricultores e demais actores do AKIS Português com ideias inovadoras, reforçado por uma extensa base de dados de contactos.

Saiba mais sobre o projecto Attractiss aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Reguengos de Monsaraz: “ausência de resposta” da EDIA e da DGADR atrasa Bloco de Rega de Reguengos

Partilhar              A presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, a social-democrata Marta Prates, garante que, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.