Início / Empresas / Novo Banco e Nova fazem parceria para disponibilizar Numismática a investigadores

Novo Banco e Nova fazem parceria para disponibilizar Numismática a investigadores

O Novo Banco assinou hoje, dia 23 de Abril, um protocolo com a Universidade Nova – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), no Museu de Numismática do Novo Banco, na sede do banco em Lisboa, que contou com a presença do director da Faculdade de FCSH da Universidade Nova, Francisco Caramelo, com Catarina Tente, Professora da área de História/Arqueologia e com António Ramalho CEO do Novo Banco e o Embaixador oficial do NB Cultura e membro do conselho geral e de supervisão, Robert Sherman.

Esta é mais uma iniciativa que se insere no âmbito do projecto NB Cultura que foi criado com o compromisso de disponibilizar à fruição pública o património cultural e artístico do Novo Banco, através de parcerias com entidades públicas e privadas, como universidades e museus, de âmbito nacional e regional.

Acessibilidade da colecção

Este protocolo de cooperação com a Universidade Nova de Lisboa – FCSH hoje assinado, vai impulsionar a visibilidade e acessibilidade da colecção a grupos de investigadores e estudiosos da Universidade. A Colecção de Numismática Novo Banco será assim objecto de investigação e análise frequente, tornando-se ponto de referência numa série de estudos e projectos académicos.

Este protocolo de cooperação prevê, entre outros, o incentivo e promoção da investigação e produção de trabalhos conjuntos nas áreas em questão, a colaboração no estudo e divulgação da Colecção e promoção de visitas ao Museu dentro do programa de estudos e investigação da Nova FCSH.

Serão ainda difundidos, por ambas as partes, documentos e publicações de interesse comum relacionados com a numismática e editados por qualquer uma das entidades, e a colaboração na promoção de exposições.

NB Cultura

O NB Cultura reúne sob um único conceito toda a colecção, com o objectivo último de preservar e divulgar o seu vasto património, assente em quatro pilares:

  • Colecção de Pintura – Conjunto de mais de 90 obras relevantes de pintura portuguesa e europeia de várias épocas;
  • Colecção de Fotografia Contemporânea – Entre as melhores colecções empresariais do mundo;
  • Biblioteca de Estudos Humanísticos – Das mais valiosas bibliotecas particulares especializadas em estudos humanísticos;
  • Colecção de Numismática – Uma das maiores e mais completas colecções de numismática portuguesa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.