Início / Agricultura / Novo Banco apresenta soluções para compra de equipamento agrícola na Feira de Santarém

Novo Banco apresenta soluções para compra de equipamento agrícola na Feira de Santarém

O Novo Banco está na Feira Nacional de Agricultura (FNA), em Santarém, até 12 de Junho, a apresentar as suas soluções de tesouraria para crédito de campanha, conta corrente, factoring, NB Express Bill e gestão de pagamento a fornecedores.

Uma das soluções que o Novo Banco está a apresentar aos empresários são as linhas protocoladas para a aquisição de equipamento agrícola. Podem beneficiar destas linhas as empresas agrícolas (CAE’s elegíveis no âmbito do PRODER) , agro-indústrias, e outras enquadráveis na Agrogarante.

Este produto financiamentos de médio e longo prazo e a leasing mobiliário para aquisição de equipamentos agrícolas e requalificação e modernização das propriedades e culturas. A aprovação comercial deste financiamento está sujeita a análise casuística do Novo Banco e da Sociedade de Garantia Mútua (SGM), não sendo obrigatória a participação da SGM.

Esta solução dá um plafond interno de 50 milhões de euros, sendo o montante máximo de financiamento por operação até 100% do valor do equipamento, com um máximo de 500 mil euros.

O prazo máximo do contrato é de 10 anos.  Excepcionalmente, por análise casuística pode ir até prazos superiores em função do ciclo operacional financeiro da empresa. O prazo máximo de utilização é de até 1 ano (máximo de 4 utilizações), à medida da execução dos projectos a financiar, podendo o contrato ter uma carência máxima de capital de 3 anos (inclui período de utilização), casuístico.

O pagamento dos juros será postecipado (mensais, trimestrais ou semestrais). Excepcionalmente, em função da análise do ciclo operacional e financeiro do proponente poderá equacionar-se a possibilidade de juros anuais. As prestações são constantes, iguais (mensais, trimestrais, semestrais ou anuais).

Os spreads e as taxas de juro serão calculados em função da análise casuística com spreads de referencia em função das garantias recebidas, do rating e da fidelização do cliente, e de negociação com a Agrogarante.

“Com o objectivo de garantir a sustentabilidade” das empresas, o Novo Banco desenvolveu as Soluções Agricultura que “apresentam a oferta mais completa de produtos e serviços financeiros para as empresas do sector agrícola”, diz fonte institucional do banco.

Linhas bonificadas Proder e Promar

Assim, o Novo Banco está também a apresentar na Feira Nacional de Agricultura a sua solução de linhas bonificadas com o IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas. Podem ser beneficiários deste produto as pessoas colectivas ou singulares e outras entidades equiparadas, com projectos de investimento elegível superiores a 5.000€, apoiados no âmbito do Proder e Promar, e que tenham a situação fiscal e contributiva regularizada, e sem incidentes não justificados e incumprimentos junto da banca. Esta solução destina-se a financiamentos bancários de médio e longo prazo ou leasing e tem um plafond interno de 250 milhões de euros.

Neste produto, a forma de reembolso do capital pode ser negociado entre cliente e banco (no máximo pelo valor dos capitais alheios previstos no projecto de investimento).

Seguros

Fonte do Novo Banco adianta ainda que tem uma oferta de “seguros especializada”, através da Tranquilidade para empresários.

A Tranquilidade disponibiliza uma “oferta completa de seguros para o sector agrícola, que abrangem o património da exploração agrícola, incluindo os imóveis, armazéns, alfaias agrícolas, equipamentos de rega e outras máquinas e equipamentos agrícolas. Também podem ficar garantidas as responsabilidades por eventuais danos praticados a terceiros em consequência da actividade agrícola, assim como os danos que os trabalhadores, permanentes ou eventuais, da exploração possam sofrer durante a sua actividade”, diz a mesma fonte.

Até o incêndio de áreas cultivadas pode ficar garantido com os seguros da Tranquilidade.

Os seguros indicados para o sector agrícola são: Seguro Multirrisco Estabelecimento, Seguro Incêndio Agrícola, Seguro Automóvel, Seguro Máquinas Casco / Avaria de Máquinas, Seguro de Responsabilidade Civil Exploração e Seguro de Acidentes de Trabalho.

A Tranquilidade ainda comercializa outros produtos, tanto para particulares como para empresas, adaptáveis à situação específica de cada cliente.

Cobertura de Risco

Segundo o Novo Banco, as soluções de cobertura de risco do preço das commodities “permitem ultrapassar os constrangimentos criados pela crescente volatilidade dos seus preços nos mercados financeiros, podendo, assim, a empresa assegurar um planeamento mais correcto da sua tesouraria e da própria rentabilidade”. Ou seja, quando os preços das commodities descem, os recebimentos resultantes da contratação deste tipo de instrumentos financeiros podem compensar, total ou parcialmente, as potenciais perdas associadas à venda física do respectivo produto agrícola. “O NB tem uma equipa de especialistas na sala de mercados que poderá apresentar-lhe as alternativas de cobertura de risco do preço das commodities mais adequadas às especificidades do negócio das empresas”, adianta o banco.

Comércio Internacional

O NB oferece ainda, no domínio específico do Trade Finance, uma variedade de produtos que ajudam as empresas nas operações de comércio internacional e que abrangem os créditos documentários, as cobranças internacionais ou mesmo o financiamento de operações de exportação ou importação de mercadorias. O banco possui uma equipa de especialistas em Trade Finance que “apresentam as melhores soluções e prestam todo o apoio na montagem e estruturação das operações das empresas, qualquer que seja a origem ou destino das mercadorias”, acrescenta a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

Partilhar              A Câmara de Santarém condecorou hoje, 14 de Junho, o CNEMA — Centro Nacional de …

2 comentários

  1. como faço paa entrar em contacto com voces

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.