Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / NextGenerationEU: Comissão mobiliza 800 mil M€ para financiar a recuperação até 2026

NextGenerationEU: Comissão mobiliza 800 mil M€ para financiar a recuperação até 2026

A Comissão tomou hoje, 14 de Abril, medidas para garantir que os empréstimos para financiar o instrumento temporário de recuperação, NextGenerationEU, serão contraídos “nas condições mais vantajosas para os Estados-membros e para os seus cidadãos”.

A Comissão, diz em comunicado que seguirá uma estratégia de investimento diversificada para mobilizar cerca de 800 mil milhões de euros, a preços correntes, até 2026. Em consonância com as boas práticas dos emitentes soberanos, esta abordagem permitirá à Comissão “obter os fundos necessários de forma simples e eficiente. Além disso, atrairá investidores para os mercados europeus e reforçará o papel internacional do euro”.

Johannes Hahn, comissário responsável pelo Orçamento e Administração, declarou que “o NextGenerationEU é um ponto de viragem para os mercados de capitais europeus. Revelamos hoje o mecanismo que injectará o combustível para alimentá-lo. Esta estratégia de financiamento materializará a contratação de empréstimos NextGenerationEU, a fim de dispormos de todos os instrumentos necessários para iniciar a recuperação social e económica e promover o nosso crescimento verde, digital e resiliente. A mensagem é clara: assim que a Comissão for legalmente autorizada a contrair empréstimos, estaremos prontos para avançar”.

Contrair empréstimos para financiar a recuperação

O NextGenerationEU, peça central da resposta da UE à pandemia de Covid-19, será financiado por via de empréstimos contraídos nos mercados de capitais. Até ao final de 2026, serão mobilizados até cerca de 800 mil milhões de euros. Tal corresponderá à contratação de empréstimos no valor aproximado de 150 mil milhões de euros por ano, em média, o que tornará a UE num dos maiores emitentes em euros. Todos os empréstimos contraídos serão reembolsados até 2058.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.