Início / Agricultura / Nestlé Portugal celebra 100 anos com visita do Presidente da República e da ministra da Agricultura

Nestlé Portugal celebra 100 anos com visita do Presidente da República e da ministra da Agricultura

O evento de celebração do centenário da Nestlé Portugal decorreu, hoje, dia 12 de Maio, na Fábrica de Avanca, onde tudo começou há 100 anos e contou com um ilustre conjunto de presenças.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e teve também a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do embaixador da Suíça em Portugal, Markus-Alexander Antonietti, do chairman do Grupo Nestlé, Paul Bulcke, da Diretora Geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz e dos principais stakeholders da Nestlé Portugal.

Na ocasião o Presidente da República distinguiu todos os actuais e antigos colaboradores da Nestlé em Portugal através da atribuição da condecoração de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial a Alfredo Manuel da Silva.

“Ao longo de um século, a Nestlé tem criado e partilhado valor económico, social e ambiental em Portugal com uma importante presença industrial contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população portuguesa”, refere a empresa em nota de imprensa.

Actualmente, a Nestlé Portugal emprega mais de 2.500 colaboradores, tendo atingido um volume de negócios de 677 milhões de euros em 2022, incluindo 125 milhões de euros em exportações, e investido 73 milhões de euros nas suas operações.

100 anos

O ano de 2023 marca um momento histórico para a Nestlé Portugal que celebra 100 anos. “Viver é uma Arte. A Nestlé faz parte.” é o mote da campanha que está a celebrar com os consumidores a confiança depositada na companhia e nas suas marcas ao longo de várias gerações.

“O nosso sucesso e reputação no País são em grande parte devidos ao reconhecimento e à confiança depositada em nós pelos consumidores. É para eles que todos os dias fabricamos os melhores produtos adaptados a toda as etapas da sua vida e é a eles que devemos o nosso sucesso. Mas este é um trabalho que não podemos fazer sozinhos, contamos com o apoio de muitos parceiros de negócio ao longo da nossa cadeia de valor, desde os agricultores produtores de cereais no Alentejo, até aos retalhistas que nos ajudam a levar os produtos aos consumidores, pelo que a todos eles o nosso muito obrigado”, afirma Anna Lenz, directora geral da Nestlé Portugal.

E acrescenta: “também a presença do (…) Presidente da República, da (…) ministra da Agricultura e dos nossos principais stakeholders na celebração de hoje enaltecem a importância da relação de confiança que a Nestlé construiu com os portugueses ao longo dos últimos 100 anos. O nosso compromisso é o de continuar a trabalhar para os próximos 100 anos, criando e partilhando valor em Portugal, com impacto positivo na vida dos nossos consumidores”.

No discurso proferido na cerimónia de celebração, realizada na fábrica de Avanca, o Presidente da República agradeceu à Nestlé a presença de 100 anos em Portugal, enaltecendo o contributo económico e social que a empresa tem dado ao país. “É uma honra para o País e para o município de Estarreja poder contar com uma fábrica como esta. No seu estabelecimento em Portugal, a Nestlé soube perceber os portugueses e hoje conhece o bem País. Continua a apostar em Portugal com uma certeza e confiança inabaláveis. Esta é uma Nestlé diferente das outras, nasceu com os portugueses, associando-se a um Prémio Nobel (Egas Moniz) que compreendia bem os problemas do país. Esta Nestlé exporta agora 65% do que produz e isso é muito importante para a economia portuguesa, sendo ainda um exemplo de futuro com responsabilidade social”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Professor Egas Moniz

Foi a acção do Professor Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949) que lançou, em 1923, na sua terra natal, Avanca, as bases do que é hoje a Nestlé Portugal, trazendo para o país a tecnologia que permitiu o desenvolvimento de produtos alimentares essenciais à melhoria da qualidade de vida da população portuguesa. Egas Moniz inspirou-se em Henri Nestlé que em 1867 inventou a “Farinha Láctea”, tão importante numa época com uma taxa de mortalidade infantil muito elevada na Europa.

A história da empresa está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de produtos alimentares e de bebidas, com marcas icónicas como Cerelac, Nestum. SICAL, Nescafé ou Maggi, através de uma “estrutura sólida implantada no País e apoiada por investimentos contínuos, com reflexos nos sucessivos crescimentos de volumes de produção nas duas fábricas que o Grupo tem em Portugal, Porto e Avanca”, diz a mesma nota.

Constituiu um ponto alto do evento o reconhecimento que o Presidente da República fez aos Colaboradores da Nestlé Portugal, decidindo atribuir a condecoração de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial a Alfredo Manuel da Silva. Ao longo de uma carreira de mais de 44 anos no Grupo Nestlé, trabalhando em diversos países Alfredo Silva é reconhecido como uma referência absolutamente unânime na Nestlé em Portugal e também além-fronteiras.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.