Início / Agricultura / Nestlé assina Pacto Europeu dos Plásticos e reforça compromisso para redução de plásticos virgens
Foto: Nestlé

Nestlé assina Pacto Europeu dos Plásticos e reforça compromisso para redução de plásticos virgens

A Nestlé é subscritora do Pacto Europeu de Plásticos. O Pacto ajudará a companhia a alcançar o seu objectivo de ter embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis e de reduzir o uso de plásticos virgens em um terço até 2025.

Uma decisão tomada porque “nos últimos cinquenta anos o uso de plásticos aumentou dramaticamente. Este material trouxe enormes benefícios, mas os custos são claros e é por essa razão que devemos impedir que as embalagens acabem o seu ciclo de vida em aterros, oceanos, lagos e rios”.

Iniciado por Portugal, França e Holanda, o Pacto Europeu dos Plásticos tem um único objectivo: acelerar a transição para uma economia circular de plásticos e parar a dependência de plásticos virgens – plásticos feitos de combustível fóssil não renovável.

O Pacto reúne empresas líderes, assim como ONG’s e governos, que se comprometem a atingir objectivos comuns até 2025 e ir além da legislação actual sobre esta matéria. Estes objectivos europeus incluem:

  • A redução de produtos e embalagens de plástico virgem em pelo menos 20%;
  • O aumento da capacidade de recolha e de reciclagem de embalagens plásticas na Europa em pelo menos 25%;
  • O aumento do uso de plásticos reciclados em embalagens para uma média de pelo menos 30%.

Marco Settembri, CEO da Nestlé na Europa, Médio Oriente e Norte de África (EMENA) afirma que “estamos muito satisfeitos com a assinatura do Pacto Europeu. Um dos nossos objectivos conjuntos é o de criar uma economia circular, melhorando os sistemas de recolha, de triagem e separação e a reciclagem em toda a Europa. Actualmente, temos já novas garrafas de plástico da marca Vittel que são fabricadas com plástico de garrafas usadas. No futuro, queremos garantir que outras embalagens, como os nossos invólucros e bolsas, possam ser recicladas em novas embalagens de alimentos”.

Nestlé é signatária do Pacto Português para os Plásticos

Por outro lado, no passado dia 4 de Fevereiro a Nestlé tornou-se membro efectivo fundador do Pacto Português para os Plásticos. Em conjunto com outras empresas locais, a Nestlé irá incentivar uma economia circular para os plásticos, para que também em Portugal estes nunca se convertam em resíduos.

“A assinatura do Pacto Europeu, realizada hoje em Bruxelas vem confirmar a importância do pioneirismo do Pacto Português dos Plásticos, do qual a Nestlé Portugal foi uma das empresas fundadoras e é um membro activo desse compromisso. A nível local, a Nestlé desenvolve e aplica nos seus negócios e nas suas fábricas sistemas e processos para reduzir a utilização de plástico, melhorar a performance ambiental das suas embalagens e torná-las reutilizáveis ou recicláveis. Com todo este trabalho a Nestlé está a tornar 100% recicláveis as embalagens dos produtos produzidos nas suas duas fábricas em Portugal, Porto e Avanca”, referiu Paolo Fagnoni, director-geral da Nestlé Portugal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.