Início / Mar / Ambiente / NEC Platforms lança bioplástico para ajudar a diminuir resíduos plásticos marinhos
Shukichi Tanaka, Research Manager System Platform Research Laboratories

NEC Platforms lança bioplástico para ajudar a diminuir resíduos plásticos marinhos

A NEC Corporation, empresa japonesa, acaba de anunciar que a sua subsidiária NEC Platforms iniciou as vendas a nível global do NeCycle, um bioplástico celulósico altamente funcional que contém aproximadamente 50% de ingredientes vegetais não comestíveis, sendo biodegradável em ambientes naturais em aproximadamente quatro anos.

O NeCycle é composto por celulose, um recurso vegetal não comestível obtido de madeiras, palha de arroz, etc., e ingredientes seguros, apresentando propriedades amigas do ambiente tais como a decomposição a longo prazo no oceano e possuindo uma durabilidade que lhe permite ser aplicável a uma vasta gama de produtos.

“A NEC tem um historial comprovado de investigação e desenvolvimento deste material e está agora a iniciar a sua produção e venda em massa através da NEC Platforms”, diz um comunicado da empresa.

O plástico é um material muito moldável, com uma excelente durabilidade e capacidade de ser produzido em massa, e é um material indispensável para a sociedade, uma vez que é utilizado em múltiplos aspectos da indústria e do dia-a-dia. Contudo, tendo em conta que o plástico é produzido através do consumo de recursos fósseis e existem preocupações quanto ao seu impacto no ecossistema ao permanecer como resíduo que não se decompõe em ambientes naturais, o seu impacto ambiental tornou-se uma questão de enorme importância.

“A NEC foi das primeiras organizações a começar a abordar este problema relacionado com os plásticos, e tem vindo a desenvolver materiais alternativos desde o início da década de 2000”, acrescenta o mesmo comunicado.

Produção em massa do NeCycle

Recentemente, a NEC Platforms foi bem-sucedida na produção em massa do NeCycle, melhorando as suas propriedades, tais como a durabilidade, e estabelecendo um sistema de fabrico e de garantia de qualidade. A NEC Platforms vai propor formatos óptimos para componentes, condições de moldagem e desenho de moldes para o NeCycle, ao mesmo tempo que expandirá as vendas de granulado e de componentes moldados aplicáveis a produtos de interior, produtos automóveis e equipamentos de automação para escritório que evidenciam as características ambientais e decorativas do novo produto.

Em primeiro lugar, a NEC Platforms irá começar com produtos que requerem um elevado nível de valor acrescentado e de protecção para com o meio ambiente, ao mesmo tempo que planeia a expansão da escala de negócio, com o objectivo de alcançar vendas anuais de 5 mil milhões de JPY (aproximadamente 46 milhões de dólares norte-americanos) no ano fiscal de 2025.

Características do NeCycle:

  • Características ambientais
    O NeCycle é composto por celulose (cerca de 50%) extraída de biomassa não comestível, pelo que sem impacto em termos de abastecimento alimentar, tais como madeira e palha de arroz, e ingredientes seguros. Além disso, o NeCycle é biodegradável em cerca de quatro anos em ambientes naturais, tais como o oceano e o solo, e espera-se que contribua para a realização de uma “sociedade circular”, ajudando à resolução do problema dos resíduos plásticos marinhos.
  • Resistência e moldabilidade
    O NeCycle tem uma durabilidade que pode ser aplicada a uma vasta gama de produtos, e uma moldabilidade que permite a produção em massa através da moldagem por injecção, tornando-o tão conveniente como os plásticos convencionais.
  • Propriedade decorativa
    O NeCycle tem cores escuras que são profundas e quentes, semelhantes ao verniz, e apresenta uma sensação de elevada qualidade sem necessitar de passar por um processo de revestimento. Tendo em conta que o processo de revestimento já não é necessário, o grau de flexibilidade em termos de formato do produto e a produtividade da produção em massa são melhorados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.